Cada vez mais próxima, a 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires começa a tomar forma a cada novo dia. Na última semana, parte da PROGRAMAÇÃO que ocorre de 1º a 4 de setembro foi divulgada pelo Sesc.
Neste ano, a feira irá trabalhar com os temas ‘Pensar criticamente, leitura e transformação, educação para a cidadania’ e terá bate-papo com autores e peças teatrais para todos os públicos.
Para a abertura da Feira, no dia 1º, está agendada a vinda do escritor porto-alegrense Gustavo Finkler, que teve o primeiro livro ‘A Mulher Gigante’ publicado em 2000. Além disso, o escritor trabalha com música e teatro para as crianças a partir da peça ‘A Família Sujo’ da companhia ‘Cuidado que Mancha’. Está agendado um ‘Pocket Tân Tangos’ com Hique Gomez e Dúnia Elias.
Dentro da PROGRAMAÇÃO, está a presença do poeta e MC ‘Chiquinho DiVilas’ com a palestra ‘O Estudo é a Cura’. Haverá narração de histórias com o grupo ‘Cia Caixinhas’ de ‘Histórias-Série teatro de bolso’. Animação cultura nos dias 1º e 2 de setembro com os personagens Ana Letra e Capitão escrita.
PESQUISAConforme a assessora pedagógica da secretaria de Educação, Grasiele Vogt, a partir da conclusão da primeira parte da PROGRAMAÇÃO inicia-se um trabalho em busca de obras dos autores que estarão presentes na Feira para que um trabalho inicial seja feito nas escolas com o projeto Kombi Literária.
Grasiele lembra que na última edição o trabalho foi positivo e causou boas consequências para a Feira a partir do conhecimento
prévio adquirido pelos alunos através do projeto ou trabalho realizado pelos professores em sala de aula.
A intenção, de acordo com ela, é que a Kombi comece a percorrer as escolas nos próximos meses. “Queremos começar o quanto antes para conseguir percorrer mais escolas”, adianta.