Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MatePatrono Tabajara Ruas participou de bate-papo mediado pela editora Leticia Wacholz
Patrono Tabajara Ruas participou de bate-papo mediado pela editora Leticia Wacholz

O patrono da 17ª Feira do Livro, Tabajara Ruas, esteve no evento na tarde deste sábado. Na ocasião, participou do ‘Mateando com a Folha’ mediado pela editora do jornal, Letícia Wacholz. 

Na ocasião, Ruas, falou sobre a influência das três artes: Arquitetura, Cinema e Literatura em sua vida. Conforme o autor, o romance, um dos genêros que mais escreve, é uma das melhores formas de expressões para qualquer narrativa. Ruas destacou uma das suas grandes obras ‘O Amor de Neto por João’ que está, pelo terceiro ano, entre as leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Questionado sobre o público que busca por suas obras, ela disse que a grande maioria são estudantes e que, geralmente, é convidado para ir até escolas e falar sobre seu trabalho. Além disso, listou também os homens e as mulheres. 

Durante o bate-papo, falou sobre a dificuldade de roteirizar um filme que já é livro. “Existe uma diferença entre a literatura e o cinema”, diz. Quando questionado sobre bloqueio criativo, Tabajara Ruas revelou que ficou alguns anos sem escrever. “Desde que entrei no cinema, diminui meu processo de criação, mas nos últimos três anos, lancei três livros”, destaca. 

Quando escreveu o livro ‘Perseguiçāo e cerco a juvêncio Gutierrez’, Tabajara Ruas disse que sempre teve vontade de escrever algo sobre a sua cidade natal, Uruguaiana. “Mas ao mesmo tempo, queria escrever sobre adolescência”, diz. Na obra, ele relembra os momentos que viveu na cidade e desta forma mostra como é viver em cidade de fronteira. 

Tem um pouco de Tabajara Ruas em todas as obras

OS SENHORES DA GUERRA

No dia 15, estreia o filme dirigido por Tabajara Ruas ‘Os Senhores da Guerra’. O longa trata sobre uma das últimas guerras civis no Estado. Foram, conforme ele, quatro anos de produção. 

ATRAçõES

Ainda na tarde deste sábado, ocorreu animação do grupo Aquarela. Além disso, ocorreram apresentações promovidas pela ONG Alphorria. 

Nesta noite ocorre ainda a apresentação da Orquestra de Venâncio Aires e Maquinados especial ‘The Beatles’.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateGrupo Aquarela
Grupo Aquarela
Foto: Vanessa Behling / Folha do MateApresentações programadas pela ONG Alphorria
Apresentações programadas pela ONG Alphorria

ACONTECEU HOJE:

Nesta manhã, ocorreu um bate-papo com os escritores: Jaqueline Richter, Demétrio Soster, Rosária Costa, Angelita Borges, Gabriela Becker e o chargista Cassiano da Rosa. 

[GALERIA_809]