Foto: Edemar Etges / Folha do MateProcissão reuniu mais de 20 mil devotos do santo
Procissão reuniu mais de 20 mil devotos do santo

Um público estimado em mais de 20 mil pessoas durante a procissão pelas ruas centrais da cidade e estimado em mais de 70 mil que circulou pelo pavilhão de eventos durante os quatro dias da Festa de São Sebastião Mártir

Misas da Trezena, peregrinação e celebrações durante a festa, são alguns dos ingredientes que fazem com que a festa ultrapasse as fronteiras do município e do estado e se consolide cada vez mais como a quarta maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. Fica atrás somente das festas de Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Alegre; Nossa Senhora da Medianeira, de Santa Maria; e Nossa Senhora do Caravaggio, de Farroupilha.

O ponto alto em todas as edições das homenagens ao padroeiro é a missa campal seguida da procissão pelas ruas centrais da cidade, se encerrando com a bênção individual e coletiva da saúde, da água e dos enfermos do hospital. Durante a homilia, o bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli, salientou que a missa era um momento celebrativo muito importante da festa do padroeiro. “Costumo dizer que nossas igrejas são muito mais bonitas quando estão cheias de gente, de fiéis, mas hoje (domingo) estou conhecendo melhor o povo, pois as nossas praças são muito mais bonitas quando estão tomadas por fiéis, devotos ao redor do padroeiro São Sebastião Mártir”, pregou.

Andar de pés descalços pelo asfalto quente sem se importar com o calor, carregar o andor do santo, vestir os filhos de anjos, ou simplesmente caminhar. São algumas das formas com as quais os devotos agradecem a Deus por alguma graça alcançada com a intercessão do santo.

Consumo extraoficial

Na tarde de ontem, o presidente do conselho administrativo da paróquia Elmo Fengler, divulgou os números extraoficiais da gastronomia durante a 141ª edição da festa. Os números oficiais, além do consumo da bebida, serão divulgados durante a prestação de contas do evento, programada para esta sexta-feira, 27, às 20h.

Pasteis – 19,5 milGalinhada – 5,7 mil pratos – 63 panelõesCachorro-quente – 1,7 milTorta – 1.130 fatiasCucas – 370