Foto: Fernanda Bergmann / AI Câmara de VereadoresMarcelo Frey e alguns integrantes do grupo estiveram na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 12, para convidar autoridades e comunidade para o evento deste domingo
Marcelo Frey e alguns integrantes do grupo estiveram na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 12, para convidar autoridades e comunidade para o evento deste domingo

O Grupo Infanto-Juvenil Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano, será o anfitrião, neste domingo, 18, do 3º Festival de Danças Alemãs Infantis.

O evento reunirá cerca de 20 grupos folclóricos das categorias Mirim, Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil, vindos de todo o estado. A PROGRAMAÇÃO, na Sede da Comunidade Evangélica, inicia às 9h30min, com recepção às autoridades, grupos convidados de outros municípios, bem como o público em geral.

às 10h ocorre a solenidade de abertura e às 10h30min terá apresentação dos grupos Polka e o máster do Kronentanz, de Santa Cruz.

Das 11h às 13h serão realizadas brincadeiras de integração e gincana com a Palhaça Bia, com distribuição de brindes aos ganhadores.

às 13h, iniciam as apresentações de todos os grupos participantes. Após, serão realizadas as danças de integração com todos os grupos participantes. Entre as músicas que serão apresentadas por todos estão ‘Jägermarsch’, ‘Fliegen’, ‘Ein Schrith nach links’, ‘Lotta Karlotta’, ‘Let Kiss’, ‘Marreca’ e ‘Mini Saia’. O evento contará ainda com a presença do coordenador da Associação Cultural Gramado (ACG), ao qual o grupo é filiado.

O grupoFundado em 2014, o grupo é composto por 25 crianças e jovens, de dois a 14 anos, de diversas comunidades de Venâncio Aires, que realizam seus ensaios com uma a duas horas semanais, sob coordenação da professora Elisabeta Felten.

O presidente do grupo, Marcelo Frey, enfatiza o apoio recebido dos pais e da comunidade ao longo dos dois anos de existência do grupo. “Todo esse esforço está refletindo em uma grande presença de público neste domingo. Já são mais de 20 categorias confirmadas, que vão se apresentar. Um grupo de Nova Petrópolis, que vai participar com mais de 100 integrantes.”

Frey ainda citou projetos do grupo, como a busca por novos dançarinos e aquisição de novos trajes para as apresentações. Atualmente o traje usado pelo grupo não é alusivo a nenhuma região específica da Alemanha, já que devido a falta de recursos financeiros, não pode investir na confecção da vestimenta.

O nome do grupo foi escolhido em homenagem à localidade, Linha Marechal Floriano, que no início de sua história atendia ao nome de Grüner Jäger, conforme tradução significa ‘o caçador verde’.

Durante os dois anos em atividade, os jovens já se apresentaram em diversos locais da região, como Santa Cruz, Campo, Sinimbu e principalmente em eventos na Capital do Chimarrão, como na Fenachim.

“O grupo tem por objetivo buscar, resgatar e divulgar a cultura germânica, desenvolvendo assim, um meio de manter vivas tradições da cultura da qual muitas das famílias da comunidade e município são oriundas ou estão inseridas”

Marcelo Frey | Presidente do grupo