Os primeiros preparativos sobre a 6ª edição do Festival Estudantil de Música já estão definidos. A partir de agora, as escolas municipais, estaduais e particulares, passam a eleger
seus representantes. A grande final com os classificados de cada educandário ocorre no dia 20 de outubro, a partir das 20h, no ginásio da escola Monte das Tabocas.
Neste ano, o regulamento segue os mesmos padrões estipulados em 2015, quando foram criadas quatro categorias de 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, Ensino Médio, EJA e bandas. Conforme o secretário-adjunto de Cultura, Esportes e Turismo, Saul Zart, a cada ano, o nível dos cantores que participam do festival aumenta, assim como o número de participantes envolvidos. “Isso mostra o sucesso do projeto desenvolvido pela secretaria com os educandários”, salienta Zart.
Para participar, as escolas podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e agendar a realização das etapas através do telefone 3983-1038.
Conforme o regulamento do Festival, a PROGRAMAÇÃO vem suprir a carência de atividades culturais que proporcionam atividades coletivas entre as escolas. “Esse festival servirá como um mecanismo de integração das instituições escolares do município”, diz. Além disso, o festival permite aos estudantes mostrarem seu talento para a música. “Com isso, além de descobrirmos novos talentos, estes poderão ter um despertar para a vida profissional ligado a arte de cantar”, frisa Saul Zart.
EtapasDividido em etapas, a primeira parte do festival será realizada na sede de cada distrito do município, unificando as escolas. Ou seja, o festival será realizado em escolas-polo. Na área urbana, as escolas com maior número de alunos poderão organizar o próprio festival. Porém, se mais escolas quiserem se unir para realizar o evento, também é permitido, conforme o regulamento.
As músicas apresentadas por cada aluno é de livre escolha e, também, podendo ser em dupla ou individualmente. Serão avaliados os seguintes quesitos para avaliação de seleção: afinação, ritmo e apresentação. Como prêmio, será dado um troféu ao 1º colocado e certificado ao 2º e 3º colocados de cada categoria.
Para a segunda etapa serão classificados os primeiros colocados de cada categoria, exceto do 1º ao 5º ano que participa apenas na primeira etapa.