As bandas interessadas em participar da 3° edição do Festival DeCasa podem se inscrever até sexta-feira, 4. O evento terá duas etapas. A seletiva será em 13 de abril na Praça da Matriz e as finais em 3 maio durante a 13° Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

Um dos organizadores da promoção Thomás Lenz observa que a maioria das bandas já inscritas é de outras cidades, pois neste ano, a PROGRAMAÇÃO foi aberta para Lajeado, Santa Cruz do Sul, Estrela, Vales do Taquari e Rio Pardo. “Esta promoção com grupos de fora também eleva o nível do festival. O maior incentivo é cobrar do pessoal a compor as músicas, a tocarem as suas músicas. Se não compor o cenário não muda.” De acordo com ele, é preciso fomentar a música. “A experiência que se tem de ir ao estúdio gravar é muito grande. é uma oportunidade para mostrar o trabalho”

Lenz destaca que na final do evento, vão se apresentar três bandas que serão classificadas em 1°, 2° e 3° lugar. A primeira colocada gravará cinco músicas; a segunda duas e a terceira uma. Os grupos da semifinal recebem troféu. De acordo com o jovem, podem se inscrever bandas de diferentes estilos, cantor solo, e duplas desde que não apresentem ‘play back’.

Os grupos selecionados para a seletiva serão divulgados no dia 7 de abril, através da Fan Page no Facebook às 20h. Neste processo, sete grupos serão pré-selecionados através de vídeos e áudios enviados, já previamente analisados por um júri escolhido.

Conforme Thomás, no dia 13 de abril (seletiva) três bandas escolhidas durante apresentações na Praça da Matriz farão os shows finais na 13ª Fenachim, com 45 minutos para cada em 3 de maio. Nesta data, a banda Acústicos e Valvulados encerrará o festival.

Durante os shows os classificados terão a disposição equipamentos como bateria, amplificadores, microfones, cabos e periféricos. A premiação aos finalistas oportunizará a gravação de cinco músicas no estúdio Bola para o 1° lugar, mixadas e masterizadas; o 2° lugar com duas canções gravadas e o 3° colocado, uma música.

Saiba Mais

Para fazer parte, os grupos interessados podem preparar o material e enviar para o e-mail [email protected], até às 23h do dia 4 de abril. O cadastro, que é gratuito, será aceito daqueles que enviarem duas composições inéditas/próprias (de um ou mais integrantes da banda) e outra “cover”, sendo necessário, então, três músicas.

No e-mail é preciso descrever também questões como o nome dos integrantes da banda e letras das canções (somente da “cover” não é necessário). Um CD com as músicas e demais informações também podem ser enviadas para o endereço: rua Claudio Reckziegel, n° 488, aos cuidados de Thomás Lenz.