Avaliar a caminhada do exercício de 2014 com os principais avanços e conquistas e, ainda, projetar as ações de desafios para o ano de 2015. Foram os objetivos que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) se reuniu na terça-feira, 27, com a sua diretoria efetiva, suplentes, conselho fiscal e os coordenadores das 23 regionais sindicais.

A secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR) Sandra Wagner, participou do encontro. Ela observa que o presidente da federação, Elton Weber, considerou o primeiro encontro como importante por tratar de temas que preocupam e afetam o dia a dia dos trabalhadores rurais.

Sandra acrescenta que é consenso a preocupação dos líderes sindicais com a manutenção das conquistas concretizadas ao longo de muitos anos de lutas e a necessidade de ficarem atentos às ações do governo para que alterações legislativas não prejudiquem os agricultores familiares, a exemplo de assuntos previdenciários. “Também é consenso entre os líderes que devemos continuar buscando avanços, principalmente no que diz respeito à renda e à infraestrutura no meio rural, desde a estrada até a internet, bem como luz e habitação”, exemplifica. A sucessão rural e a qualidade de vida com acesso à saúde e à educação, segundo Sandra, sem dúvida, são o caminho capaz de garantir a permanência das pessoas no meio rural e, por consequência, a produção de alimentos e a geração de renda.