Membros da Defesa Civil de Venâncio Aires se reuniram hoje pela manhã na prefeitura com o objetivo de avaliar questões referentes à liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como, tratar sobre projetos de reconstrução, recuperação e prevenção em prol dos atingidos pelas chuvas no último mês.

De acordo com a presidente do Legislativo de Venâncio Aires, Ana Cláudia Amaral, o saque do FGTS deve ser liberado nos próximos dias pela Caixa Econômica Federal, mas ainda não há uma data exata.

Ela ressalta que quando a União reconhece o pedido de decreto de emergência, as pessoas têm o direito de sacarem o fundo de garantia. “A Caixa tem um procedimento interno e é através dele que se organiza para atender as pessoas. A partir disso, disponibiliza o saque do fundo de garantia, o que pode demorar alguns dias ainda”, comenta.

Segundo Ana, no momento, são adquiridas mais telhas para serem destinadas aos afetados pelas chuvas. Além disso, ressalta que são aguardados os recursos das esferas estaduais e federais para a recuperação das áreas urbanas e rurais atingidas. Até agora, não se tem previsão do valor dos recursos, nem de quando eles serão recebidos.

AGRICULTURADe acordo com a Emater e Secretaria da Agricultura, mais de 4.550 hectares apenas de tabacos foram perdidos. Na safra de milho, foram mais de 1.750 hectares e na do feijão, 150 hectares. 

SAQUER$ 6.220Valor máximo que cada pessoa pode sacar do fundo de garantia