Com informações de Renê Rupphental.
é intensa a movimentação de eleitores nas principais seções eleitorais na Cidade das Orquídeas: Colégio Poncho Verde e Emef Santo Antônio de Pádua.
As filas começaram a se formar antes mesmo das 8h, início da votação. As pessoas preferem votar as primeiras horas da manhã e aproveitar o restante do domingo. Paciência é a principal recomendação nas seções eleitoras, cuja movimentação é tranquila sem maiores transtornos. A Justiça Eleitoral confirmou 3.193 eleitores cadastrados para votar nas eleições gerais.
Do total de doze seções no Município, cinco estão localizados na sede e outras duas na Vila Santo Antônio. Luís Alberto Kroth, 25 anos, foi um dos primeiros a votar no Poncho Verde. “Gosto de votar logo para evitar filas. Assim posso aproveitar melhor o restante do dia. Estava curioso com a biometria. Deu tudo certo e foi rápido”, afirma. Residente na divisa com Cruzeiro do Sul, Luís Alberto não dispensou a ‘cola’ para facilitar a votação.
A identificação do eleitor pela biometria está causando certa demorada na votação. Pessoas idosas e aqueles que trabalham nas lavouras (desgaste nas digitais) apresentam certa dificuldade. Nestes casos, o equipamento demora para captar as digitais e liberar a urna eletrônica. Iloni Steffens, que completa hoje 62 anos, conseguiu votar somente na oitava e última tentativa. “Fomos tentando todos os dedos. Demorou um pouco, mas depois deu tudo certo. Aí foi fácil. Cumpri com meu compromisso e agora vou comemorar meu aniversário com a família”, declara a eleitora residente no Acesso 20 de Março.
As seções eleitorais em Mato Leitão estão localizadas no Colégio Estadual Poncho Verde, Emef Santo Antônio de Pádua, Assoessa, São José de Arroio Bonito, Sampaio Baixo, Escola Castro Alves de Linha Conceição e São João/Arroio Bonito.