
O fim de semana será repleto de atividades culturais e literárias. A programação da 26ª Feira do Livro, que se estende até domingo, 14, oferece aos visitantes uma série de atividades, como apresentações teatrais, lançamentos de livros, bate-papos e oficinas. A intensa agenda do fim de semana é o ponto alto do evento, que teve a abertura oficial na noite da quinta-feira, 11. Da cerimônia participaram autoridades, estudantes, professores e a comunidade.
De acordo com a Agente de Programas Sociais do Sesc Venâncio Aires, Andréia Pinheiro, os dois primeiros dias reuniram um expressivo público, com lotação máxima da plateia nas apresentações. Segundo ela, já foram 2,5 mil exemplares comercializados no período, seguindo a projeção da organização. “Estamos muito felizes em realizar este evento que acolhe a diversidade cultural e, mais ainda, em ver a circulação do público engajado com a programação”, destaca.
Estudantes movimentaram o Parque
Nos dois primeiros dias da feira, estudantes lotaram espaços das livrarias e assistiram às apresentações. A mágica da literatura encheu os olhos das crianças e dos adolescentes, que passaram por todos os estandes em busca de livros dos mais variados tipos, modelos, tamanhos e cores. Dos menores, os ‘Bobbie Goods’ – livros que são a tentação do momento – estiveram no radar, junto com canetinhas e tintas. Dos adolescentes, romance e ficção científica foram os mais escolhidos.
Os ‘livrinhos de atividades’ também estiveram entre os procurados, conectando a criança com o mundo da imaginação. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, de Linha Campo Grande, Evelyn Gonçalves, de 5 anos, comprou um livro de passatempos e ficou muito feliz com a experiência de visitar a feira. “Eu não gostei, eu amei”, conta a menina, afirmando que adora ler e pintar.

Ela esteve acompanhada dos demais colegas da instituição de ensino e da diretora Elizani Szabelsky de Mattos. “Por sermos uma escola do interior, esses passeios sempre são muito esperados pelos alunos, que podem aproveitar os livros, contação de histórias e, até mesmo, a interação com outras escolas. Levamos esses momentos muito a sério, pois é uma viagem de estudos e não apenas um passeio”, diz a diretora.
Também oriundos do interior, os estudantes da Emef Bento Gonçalves, de Estância São José, Isadora Heinen, de 10 anos, e Luiz Guilherme da Rosa, de 8, visitaram a feira em busca de novidades, pois segundo eles, estiveram no evento em edições passadas. “É muito legal, bem divertido”, diz Isadora. “Também achei legal participar da feira, tirei várias das minhas curiosidades”, conta Luiz.
A diretora Lucia Dutra explica que a prática da leitura faz parte da rotina dos estudantes. Um projeto é desenvolvido para fomentar o hábito no educandário. “Todas as terças-feiras, a escola destina meia hora para os alunos lerem. A cada semana também retiram livros. Essa é uma forma que a gente encontrou para despertamos o gosto pela leitura.”
Já a professora da Emef Odila Rosa Scherer, do bairro União, Losângela Treib, junto com a monitora Aline Fischer, esteve com os alunos do Pré B da instituição na feira. “Eu acho um momento muito válido para os alunos, promovendo conhecimento e socialização”, considera. O aluno Felipe Augusto, de 5 anos, aproveitou para comprar um livro de colorir carros. “Gosto muito de brincar de carros e fazer muitas outras coisas”, disse.

Protagonismo
O secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, afirma que proporcionar esses momentos aos estudantes, em que possam ver o mundo fora da sala de aula, contribui para a aprendizagem. “Esses momentos são muito importantes. Visitar uma Feira do Livro, conhecer novas literaturas, fazer novas amizades.”
O titular da pasta também pontuou o protagonismo dos alunos que estiveram entre esta quinta-feira. 11, e esta sexta, 12, apresentando projetos na 14ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi). Foram 61 iniciativas, sendo 36 de estudantes do Ensino Fundamental e outros 25 de turmas da Educação Infantil. Do total, sete iniciativas foram selecionadas para se apresentarem na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre em Novo Hamburgo.
“O objetivo é mostrar a capacidade das escolas da rede municipal e o quanto avançamos na pesquisa científica. O aluno que é pesquisar, vai procurar solucionar problemas, já se preparando para o futuro”, afirma Emerson.
Os projetos do Ensino Fundamental foram avaliados na quinta, pela manhã. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta sexta. Já a Educação Infantil teve avaliação e premiação na quinta-feira, à tarde.
Programação para o fim de semana
Sábado, 13
- 9h30min – Abertura da Feira do Livro
- 10h – Bate-papo ‘Os caminhos da Literatura em tempos atuais: temáticas e concorrência com tecnologias’, com Ana Júlia Riedel, Clarice Dörr e Marucia Degli Sgualdi e mediação de Gean Paulo Naue
- 11h – Oficina literária: ‘Usando IA na escrita – projeto ‘Eu virei história’’, com escritora Jaque Richter
- 13h – Apresentação de corais: Coral Mateando Canções e Coral Municipal da Terceira Idade
- 14h – Troca-troca literário com a Biblioteca Pública Caá Yari
- 15h – Encontro do clube do livro Nota de Rodapé, com mediação da jornalista e biblioteconomista Mônica da Cruz
- 16h – Oficina literária: ‘Cadê tu, poesia? Onde podemos encontrar a poesia, mesmo fora dos livros e além das palavras’, com as escritoras Rosmeri Menzel e Ana Júlia Riedel
- 17h – Lançamento do livro ‘Bem-vindo a Venâncio Aires’ na Escola do Chimarrão
- 18h – Batalha de conhecimento com a banca Hip Hop Coat – Apresentação de Djalma + Mestre de Cerimônias Dente + DJ Papito (POA) + MCs: Vithor e JVS (VA) Berma e Wandi (SCS). Júri com Sap Peralta e Mano Léo (VA)
- 19h – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
- 20h – Fechamento da Feira do Livro
Domingo, 14 de setembro
- 9h30min – Abertura da feira
- 10h – Bate-papo literário: ‘A literatura tem idade? A escrita e a leitura para todas as idades!’, com Jaqueline Richter, Tainá Machado e Rosmeri Menzel e mediação de Dan Poletti
- 11h – Oficina literária: ‘Caça aos livros: a censura e seus contextos históricos’, com o escritor Dan Poletti
- 13h – Lançamento de livros
- 14h30min – Sarau Cultural Literário com escritores Ana Júlia Riedel, Dan Poletti, Diego Storch, Clarice Dörr, Eledir do Prado e Jaqueline Richter
- 15h – Encontro de mascotes
- 15h30min – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
- 16h – Apresentação oficial das candidatas à soberana da Fenachim 40 anos
- 16h30min – ‘Temas da Broadway’ – Espetáculo Musical Uninter
- 17h30min – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
- 18h – ‘Calibra Vênus Rock’, com as bandas Back in Beats e Sopa Crua
- 20h – Encerramento