Neste domingo, 19 candidatas participam da final do Miss Latina Rio Grande do Sul 2017, entre elas estão as venâncio-airenses Bruna Rafaela Gollmann e Thaís Pereira Acosta. A final ocorre no Canoas Parque Hotel, em Canoas, a partir das 8h30min em uma PROGRAMAÇÃO que encerra às 21h com a final.

Os venâncio-airenses, Tamara Wermuth e Sandro Kroth são coordenadores regionais do concurso e devem acompanhar as candidatas na final do concurso neste domingo. Para eles, coordenar as duas venâncio-airenses e, também, a representante de Garibaldi, Larrisa Furlanetto e atual Soberana das Piscinas do baleário Paraíso, é um sentimento de gratidão e a possibilidade de mostrar as etnias da cidade e região. “é sem dúvida um grande desafio, pois o Latina é um dos maiores concursos de beleza do Estado. Sempre estamos a disposição da coordenação estadual e também das meninas que sonham com a coroa de Miss RS Latina”, comentam.

A final do Miss Brasil Latina ocorre em setembro, em Recife. A atual Miss Rio Grande do Sul Latina é Ronédi Engroff. A última representante de Venâncio no concurso estadual foi Marina Sbruzzi, em 2014.

Conheça as representantes de Venâncio:

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação.
“Uma mulher que além da beleza, é batalhadora, humilde, tem vontade de fazer o bem e ter uma sociedade melhor”

Acadêmica de Fisioterapia, Bruna Rafaela Gollmann, 19 anos, é natural de Venâncio Aires. Ela acredita que é preciso ter em mente que todas as pessoas são capazes de mudar pensamentos e ações, mesmo que pequenas.

Amante de esportes, comenta que é preciso ter um olhar mais amoroso no mundo em que se vive. Por isso, lamenta ao dizer que é inevitável lembrar que todas as formas de preconceitos ainda existem, e reforça que com pequenas atitudes, cada um pode modificar essa situação. “Acredito que para mudar uma situação como essa, devemos investir em palestras em escolas para crianças e adolescentes. Mostrar, assim, quais são seus deveres e direitos, além, é claro, de mostrar que as diferenças não são algo que gera uma opressão às pessoas”, salienta.

Ela, que já participou de outros concursos de beleza, reforça que para transformar a sociedade em que se vive, é preciso fazer a diferença. Desde cedo, cultiva o gosto por concursos de beleza. “Quando surgiu a oportunidade de participar do Miss RS Latina, logo quis”, destaca. A futura fisioterapeuta, compreende que ao conquistar um título com essa visibilidade, é possível empoderar a mulher.

Thaís

Colecionadora de títulos, Thais Pereira Acosta, 17 anos, acredita que quando se busca uma beleza que vai além, é preciso acreditar em si mesmo.

Para Thais,é preciso acreditar para alcançar. Natural de Venâncio Aires, a estudante concorda que conquistar o título de Miss RS Latina dá mais evidência, mais voz e empoderamento para lutar por causas relevantes.

Ela destaca, ainda, que a luta pela melhoria da sociedade é indispensável e precisa ir além dos discursos bonitos e palavras bem ditas. “Atualmente, não poderia mais haver qualquer tipo de preconceito ou descriminações”,enfatiza.

Foto: Divulgação / Rosilene MüllerBuscar nosso lugar não é fácil, mas é possível. Quando se quer muito algo, o coração fala mais alto, a vontade é grande e devemos ir atrás
Buscar nosso lugar não é fácil, mas é possível. Quando se quer muito algo, o coração fala mais alto, a vontade é grande e devemos ir atrás

Praticante de Dança do Vetre, ela acrescenta que o machismo, a pobreza e a desigualdade social que se encontra nos países latinos precisa diminuir. Para ela, é necessário mostrar a força de todos e mudar esses conceitos da sociedade. “Já crescemos muito quando comparado a outras épocas, onde as mulheres eram submissas. Contudo, ainda há muito mais a ser feito, temos muito respeito a ser conquistado”.

De acordo com ela, todas as atitudes, mesmo pequenas, podem auxiliar a construir uma sociedade melhor. Ela lembra que a mulher latino-americana é de garra e não desiste daquilo que almeja, uma característica, na opinião da jovem, indispensável para uma mulher. “Temos uma grande miscigenação e isso nos torna reconhecidas pela beleza. Porém, é na persistência e vontade que mais nos destacamos”, destaca.