Um dos idealizadores do Museu de Venâncio Aires, Flávio Seibt, viajou à República Tcheca e deve participar, no dia 5 de julho, a partir das 17h, de um tradicional ‘Chá das Cinco’ onde falará sobre a Casa de Cultura do município.
Seibt foi convidado pelo Museu de Ralsko, da cidade de Ralsko, da Repúblic Tcheca, com apoio do Consulado Honorário da República Tcheca de Porto Alegre e o Consulado Geral da República Tcheca de São Paulo, para fazer uma apresentação do museu local e sobre a ‘Imigração Boemia para nosso município’. Agendado para julho, Flávio Seibt levará para a apresentação o chimarrão e irá ao encontro ‘pilchado’ para o encontro que tem como tema ‘O Brasil dos meus antepassados e de hoje, no ano Olímpico’.
Há dois anos Seibt já realizou palestra sobre o Museu de Venâncio nas cidades de Liberec e Jablonec, mas agora afirma que irá abrir uma Escola do Chimarrão no museu de Ralsko, criado pelo amigo Petr Polacovik, aos moldes do espaço venâncio-airenses, para propagar a cultura de Venâncio, a cultura gaúcha e brasileira.