Já são dez dias de nova administração pública em Venâncio Aires. Desde 1º de janeiro as secretarias passam pelas suas reestruturações normais em trocas de governo, com novos secretários, coordenadores e equipe de gestão. Na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) Renato Gollmann assume o posto com o retorno da coordenação das capatazias localizadas nas sedes dos distritos do interior. Elas estavam lotadas na Secretaria de Agricultura e, a partir deste mês, já fazem parte da organização da Sisp. Os funcionários da secretaria retornaram ao turno integral de trabalho.

Com orçamento anual de R$ 31 milhões, a Sisp é a terceira maior secretaria municipal em orçamento e número de funcionários. O desafio do novo secretário é realizar o trabalho em 1,3 mil quilômetros de estradas, com 70% do maquinário com algum problema de ordem mecânica. “ Todos estes veículos estão estragados, com algum problema e não podem rodar”, aponta Gollmann, durante entrevista acompanhada pelo assessor administrativo José Agnes e chefe do Departamento de Obras e Conservação, Renan Konrad.

Conforme levantamento da Sisp, do total de 75 veículos da frota, incluindo caminhões, patrolas, retroescavadeiras e outros, apenas 22 deles estão em serviço, os demais estão no Parque de Máquinas da Prefeitura à espera de conserto. “Já encaminhamos alguns veículos para oficina solicitando orçamento para que sejam recuperados e, o mais breve possível, voltarem para utilização nas obras das estradas”. Gollmann estima que sejam necessários mais de R$ 400 mil na recuperação dos veículos. “Em função de não termos maquinário para o trabalho dos nossos servidores, optamos em oportunizar as férias a quem tem direito. Pra se ter uma ideia, dos 160 servidores, 60 estão em período de férias e retornam em trinta dias, quando as máquinas já devem estar em condições de uso”, ressalta.
O secretário é enfático quando diz que os servidores estão aptos ao trabalho, que querem realizar as tarefas, porém o compromisso agora, da Sisp, é colocar o equipamento em dia para que o trabalho recomece. “Os nossos funcionários estão dispostos a trabalhar”, destaca o secretário.

EQUIPE Uma das propostas anunciadas pelo novo secretário é reduzir os custos da secretaria com menos contratações de Cargos de Confiança. Segundo ele, por enquanto não haverá coordenador de capatazias, as tarefas serão repassadas diretamente ao capataz que vai coordená-las com as equipes.
PRIMEIROS DIASO secretário da Sisp diz que, mesmo com maquinário reduzido, foi possível realizar na primeira semana de governo a recuperação da estrada de Palanque seguindo por Linha Herval até a RSC- 287. Também foi feito patrolamento da estrada de Linha Sapé, de Centro Linha Brasil e Linha Isabel, em função de facilitar o escoamento da produção. Houve ainda troca e limpeza de bueiros. “Estamos dividindo o maquinário nas questões mais urgentes”, explica Gollmann.
Leia matéria completa na edição desta terça-feira.