Neste sábado, 30, o auditório no Parque do Chimarrão recebeu prendas e peões, que em meio a postagens instantâneas, fizeram um passeio pelo lúdico infantil e puderam refletir sobre a importância do brinquedo e das brincadeiras. Em ‘Brincando com o folclore’, a professora e escritora Neusa Bonna Secchi, palestrou para as novas gerações multiplicando sua experiência dedicada às pesquisas e práticas, na área, durante 25 anos. Com os pais, a profissional refletiu e demonstrou a responsabilidade na organização do tempo para compartilhar com os filhos as brincadeiras, e relembrou brinquedos que despertem a criatividade, a sociabilidade e a responsabilidade. Aos professores, motivou à importância cognitiva, destacando as múltiplas possibilidades de apresentar ao aluno, o fato folclórico por meio das disciplinas, comprovando a sua fala com exemplos didáticos.O evento foi promovido pelo Piazito da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Ferreira, que apresentou os inúmeros brinquedos do passado que coleciona, muitos deles, pertencentes a infância dos pais
As atividades tiveram sequência na parte da tarde, quando ocorreu palestra e oficina sobre a ‘Importância do guasqueiro no campeirismo gaúcho’, Na condução dos trabalhos esteve o instrutor do Senar, Daniel Cleu Alves Marques, e a participação do venâncio-airense, Luiz Fernando Justin da Silva.
Por quatro horas, os participantes puderam conhecer as habilidades da arte em couro por meio de oficina, bem como as ferramentas para a confecção das peças, criadas a partir de material reciclado. A promoção esteve a cargo dos Peões e Guris da 24ª RT, tendo na organização os representantes de Venâncio Aires, Gabriel Ferreira e Jefferson da Silva, Guri e Peão Farroupilha, respectivamente. O evento teve o apoio do Sindicato Rural do município, Associação Tradicionalista Venãncio-Airense e Prefeitura Municipal.