Um momento para trocar experiências. Esse é o motivo maior do Congresso de Diários do Sul do Brasil, que neste ano chegou na 16ª edição e reuniu representantes de 18 empresas jornalísticas. O evento ocorreu no último fim de semana, entre os dias 10 e 12 de outubro, no hotel Lage de Pedra, em Canela. A Folha do Mate esteve presente para acompanhar as discussões, e também para apresentar cases de trabalho. Pela manhã do dia 11 de outubro, o Congresso reservou espaço para abordar pesquisas realizadas pela Associação de Diários do Sul do Brasil (ADI/RS) junto ao Instituto Methodus, as quais avaliaram a qualidade de cada veículo de comunicação em determinados quesitos.
A Folha do Mate, que conquistou a mais alta nota no item ‘parceria com a comunidade’, foi a responsável por abordar esse tópico em um painel. A gerente de produtos Ana Flávia Hantt e a coordenadora de projetos sociais Jaqueline Caríssimi realizaram a apresentação, mostrando o que a empresa faz para tornar-se parceira das cidades onde atua. No painel, as profissionais explicaram que a Folha do Mate, nos seus 42 anos de história, sempre procurou estar inserida na comunidade, não apenas relatando o que ocorre de mais importante, mas também participando de discussões que sejam importantes. “Isso se define na missão ‘Informar e desenvolver com cidadania’, que embora tenha sido definida em 2011, no planejamento estratégico da empresa, sempre norteou as ações do jornal”, define Ana Flávia.
Durante a apresentação, a parceria com a comunidade foi exemplificada por meio de uma linha editorial que preza pelo jornalismo construtivo e pela realização de projetos. “Apresentamos projetos na área social, educacional, esportiva, econômica e de relacionamento, para mostrar que atuamos em diferentes frentes para auxiliar no desenvolvimento dos municípios”, complementa Jaqueline.
ANO DA DIVERSIFICAçãOà tarde, o foco do evento voltou-se para palestras que trataram de posicionamento a respeito de produtos impressos e digitais. Também, abriu-se espaço para a apresentação dos trabalhos vencedores do ‘Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2014’, no qual a Folha do Mate conquistou o primeiro lugar com o case ‘Bandeira Ano da Diversificação’.O trabalho foi apresentado por Ana Flávia Hantt, que explicou aos participantes do projeto o posicionamento da empresa jornalística em trabalhar com um tema central a cada ano. “A economia de Venâncio Aires é baseada na produção e beneficiamento de tabaco e, embora reconhecendo a importância disso, queremos discutir alternativas para diversificar a nossa economia”, ressalta a profissional.
Assim, foi apresentado o carro-chefe ‘Encontros pela Diversificação’, o qual está reunindo, em cinco momentos, representantes de diferentes segmentos da comunidade, para discutir ações nos setores primário, secundário e terciário da economia.Diretor de conteúdo da Folha do Mate e vice-presidente da ADI/RS, Sérgio Klafke diz que, como participou ativamente da organização do Congresso, como responsável pela PROGRAMAÇÃO, saiu muito satisfeito com os resultados. “O trabalho teve como foco principal a qualidade editorial e suas inovações, e permitiu que fossem feitas trocas de experiências entre os 18 jornais da ADI presentes, além da oportunidade de ouvir tendências do jornalismo impresso e eletrônico”, avalia.
Sobre a participação da Folha do Mate no evento, Klafke lembra que a empresa participou pela terceira vez do Congresso como diário, e destacou-se como protagonista de atenções pela apresentação dos dois cases. “Fico satisfeito pela comprovação de trabalho bem feito que isto significa para Folha e, ao mesmo tempo, desafiado em fazermos cada vez mais e melhor”, finaliza.
Palestras do evento
– O índice de referência Methodus ADI/RS como ferramenta estratégica para os Diários do Interior RS, com José Carlos Sauer, diretor executivo do Instituto Methodus;- Jornalismo regional – olhar local, foco global, com o jornalista e consultor Wilson Marini;- Comunicação na nova era, com Vinícius Kolling, especialista em marketing digital;- ANJ: Jornais em movimento, com Ana Busch, diretora da ANJ;
Elacy presente no Congresso
A Erva-mate Elacy foi a responsável por disponibilizar erva mate e água quente para os participantes do Congresso, os quais puderam acompanhar a PROGRAMAÇÃO com a companhia do chimarrão.