Foto: Arquivo / Folha do MateAO LONGO DO ANO, FOLHA RECEBE, EM SUA áREA DE CONVIVêNCIA, LEITORES JOVENS PARA SESSõES DE CINEMA
AO LONGO DO ANO, FOLHA RECEBE, EM SUA áREA DE CONVIVêNCIA, LEITORES JOVENS PARA SESSõES DE CINEMA

Ocorre neste fim de semana, no hotel Dall’Onder em Bento Gonçalves, o 17º Congresso dos Diários do Sul do Brasil organizado pela Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), da qual a Folha do Mate é associada. Durante o evento, as equipes dos 20 jornais que integram a entidade, poderão conferir palestras voltadas à comunicação, marketing, área comercial e gestão.

O evento na serra gaúcha culmina, no sábado à noite, com a entrega dos prêmios ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2015 e ADI de Excelência em Jornalismo Econômico 2015. A Folha do Mate será premiada com o segundo lugar na categoria Gestão com o projeto Save The Sunday – Cinema e Diversão para os leitores do caderno Na Pilha!.Trata-se de um projeto criado neste ano pela Folha do Mate, dentro do Ano da Cultura, bandeira adotada pela empresa em 2015. O Save The Sunday (salve o domingo) consiste em cinco sessões de cinema, realizadas no centro de convivência do prédio da Folha do Mate, em datas pré-estabelecidas, com foco no público adolescente e jovem adulto, leitor do caderno Na Pilha!.A iniciativa reúne, em cada sessão, em torno de cem pessoas que contam com uma estrutura com telão e som de cinema, cadeiras e decoração típica. Ainda, ocorre a distribuição de lanches como pizza, pipoca e refrigerante, além de sorteio de brindes. A participação no evento é gratuita e ocorre mediante convites dirigidos conforme a temática do filme. As sessões de cinema ocorrem sempre em um domingo (como o nome sugere) e, na terça-feira seguinte, quando circula o caderno Na Pilha!, é produzida uma edição ampliada com a cobertura do evento. Neste ano, já foram reproduzidos os filmes ‘A Garota da Capa Vermelha’, ‘Simplesmente Acontece’, ‘Somos tão Jovens’ e ‘Jobs’. Para o dia 8 de novembro, está agendada a sessão temática sobre Halloween. O ‘Save the Sunday’ tem a realização do Na ´Pilha!, Sicredi Vale do Rio Pardo, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Aproximando os leitoresConforme a gerente de Produtos e editora do caderno, Ana Flávia Hantt, o Save the Sunday é um projeto que, desde a primeira sessão, teve uma aceitação muito positiva do público. “Por meio dele, podemos estar em contato com nossos leitores, recebendo-os na sede da Folha do Mate em um momento agradável e descontraído.” O espaço, segundo ela, propicia momentos para bate-papos, antes ou depois da exibição dos filmes, que colocam em discussão assuntos como literatura, música, amor, amizade, empreendedorismo, colaboração e liderança. “Essa é uma forma de auxiliar na formação do senso crítico dos jovens, além de ouvir o que pensam e quais são seus anseios. Tudo isso, tem a chance de virar conteúdo de discussão nas páginas do Na Pilha!”, pontua.

VENCEDORES

 Categoria Jornalismo Econômico1º – Indústria muda matriz econômica do Município – ângela Prestes – O Nacional – Passo Fundo2º – Agroindústrias dão mais força ao campo – Lilia Maris Nascimento – Ibiá – Montenegro3º – Indústria devolve tempo à rotina – Marília Gehrke – Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul

GESTãO1º – Programa de Formação de Novos Jornalistas da Gazeta do Sul – Gazeta do Sul (Ricardo Düren)2º – Save the Sunday – Cinema e Diversão para os leitores do caderno Na Pilha! – Folha do Mate (Ana Flávia Hantt e Paula Carvalho)3º – Núcleo de Participações Sociais – Jornal do Povo (Márcio Viera da Cunha)

Integração e aprendizado

Diretor de Conteúdo da Folha do Mate e vice-presidente da ADI, Sergio Klafke, explica que o congresso, que ocorre anualmente, é o fechamento de um ano de atividades, pois mensalmente diretores dos jornais se reúnem na sede da ADI em Porto Alegre, para debater os desafios, as dificuldades e oportunidades do mercado.Segundo Klafke, o evento, que neste ano focado na área comercial, será uma oportunidade para as equipes trocarem experiências e debaterem o mercado. “é um oportunidade de buscar novas oportunidades, que ainda estão por serem bem identificadas, especialmente agora com o advento do jornalismo online e o fato dos jornais não contabilizarem mais circulação, mas sim audiência, somando o impresso e online’, destaca.