A Folha do Mate é reconhecida pela parceira que estabelece com o tradicionalismo local e regional. Por isso, recebe neste sábado, a partir das 16h, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, durante a PROGRAMAÇÃO que marca o cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), dois prêmios do concurso MTG de Jornalismo: Melhor Matéria de Jornal Impresso e Melhor Fotografia.
O trabalho selecionado na categoria de Melhor Matéria de Jornal Impresso é da repórter e colunista da Cultura Gaúcha, Beatriz Colombelli que receberá o troféu com a reportagem ‘Qual o ValoR$ deste sonho?’, que contou como entidades tradicionalistas se mobilizam com ações, ao longo do ano, para viabilizar a participação na Inter-Regional do Enart. A Melhor Fotografia é do repórter e fotógrafo Alvaro Pegoraro. Trata-se de um registro de uma casal de dançarinos se preparando para disputar a Inter-Regional e que ilustrou a capa do jornal que anunciou a reportagem produzida por Beatriz.
O prêmio, em sua segunda edição, tem como objetivo reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a história, cultura e folclore do Rio Grande do Sul. Os critérios para a seleção, conforme a assessoria do MTG, foram o ineditismo e/ou originalidade da abordagem do tradicionalismo gaúcho; consistência na divulgação e cobertura dos fatos tradicionalistas; capacidade de traduzir os fatos tradicionalistas para o leitor; contribuição para preservação da memória do tradicionalismo gaúcho; e contribuição para uma reflexão sobre a figura folclórica e simbologia do gaúcho.
Beatriz: Comenda João-de-Barro é sinônimo de comprometimento
O ponto alto das comemorações do cinquentenário do MTG é a entrega da Comenda João-de-Barro, uma das distinções mais importantes concedidas pelo Movimento Tradicionalista. A repórter e colunista da Cultura Gaúcha da Folha do Mate Beatriz Colombelli receberá o reconhecimento a partir do trabalho que realiza com o tradicionalismo. A homenagem que se destina a indicados das 30 Regiões Tradicionalistas vai ocorrer neste sábado no Parque Harmonia em Porto Alegre. “Ser indicada pela 24ª Região Tradicionalista é uma prova de que um dia a gente semeou com responsabilidade, porém nunca esperei o reconhecimento porque o trabalho junto às entidades e o movimento tradicionalista gaúcho é essência, raiz e não se explica”, destaca a homenageada.
Além dela, mais dois indicados do Vale do Taquari recebem o reconhecimento, indicados pela 24ª RT: Marcos Nunes Corrêa, do GAN Anita Garibaldi, de Encantado; Luís dos Santos do CTG Sentinela da Tradição, de Muçum e também o CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, por ter alcançado a pontuação máxima na Lista Destaque Tradicionalista.