No processo de integração com os demais estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, de Linha Hansel, na manhã de ontem, a turma do 5º ano, alunos da professora Maria Manoela Lenz, participou de ação do projeto Folheando-Incentivo à leitura em sala de aula.
Embora o Folheando seja voltado para a turma do 9º ano, quando for possível e de interesse, alunos outras turmas poderão participar das ações propostas pelo projeto da Folha do Mate na escola.
A professora Maria Manoela, explica que vai produzir, neste ano, com os 17 alunos do 5º ano, um jornal laboratório da turma. “Eles vão escolher o nome do jornal e vão produzir os textos e tirar as fotos”, destaca a professora que vai realizar pela primeira vez a proposta na escola, ideia praticada em suas aulas em outros colégios onde lecionou.
Com mais de trinta alunos em sala de aula, o painel apresentado na manhã de ontem apontou dez passos principais para a produção do jornal como: Equipe, planejamento, ação com trabalho de campo, produção textual e fotográfica, comercial/publicidade, edição, diagramação, correção, impressão/gráfica e distribuição.
O repórter da Folha do Mate Edemar Etges contou aos estudantes o dia a dia do trabalho na redação. As reuniões de pautas, a busca pelas informações, a forma de buscar as entrevistas e outras questões que influenciam a reprodução e edição das notícias no jornal foram abordadas pelo repórter que tem mais de 18 anos de atuação na Folha do Mate.