Aprender sempre vale a pena e todos os dias a vida tem alguma coisa para ensinar. Com o propósito de fazer as crianças aprenderem de uma forma divertida, a AES Sul promoveu ontem, o dia todo, na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, uma atividade com foco na necessidade de se preservar e cuidar do planeta. A iniciativa, que conta com um grupo de atores de Porto Alegre, segue ainda hoje na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands.
O evento, voltado aos alunos de até quinto ano, além da participação de crianças do Monte das Tabocas, também teve a presença dos pequenos da Escola Estadual Cônego Albino Juchem, o que totalizou quase 400 crianças para assistirem ao espetáculo. Hoje, a escola Otto Brands também irá receber alunos de outras escolas de Venâncio Aires.
O projeto denominado ‘AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar’ foi lançado em maio de 2012 e leva aos professores da rede pública de ensino atividades sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, consumo consciente de água, destino correto dos resíduos e redução de impactos na mobilidade urbana. O teatro e atividades têm uma duração de duas horas e para tornar o ato de aprender ainda mais divertido, as próprias crianças interagem com os atores.
As alunas do quinto ano da escola Monte das Tabocas, Milena Martini, 10 anos, e Stella de Carvalho Becker, 11 anos, contam que estavam ansiosas para assistirem ao teatro. Na opinião delas, atividades diferentes como esta reforçam o que foi aprendido na sala de aula. “Tem coisas que eles falaram que é o que estamos aprendendo. Os alunos menores que nós, quando chegarem na nossa série, já vão ter mais conhecimento sobre alguns assuntos, porque aprenderam hoje”, comenta Milena.
Credibilidade nas salas de aulaPara a professora de Milena e Stella, Roseli Resch, a atividade realizada no educandário apenas tem a agregar conhecimento e cultura aos pequenos. Além disso, na opinião dela, quando pessoas diferentes transmitem algumas informações, isso acaba por chamar mais atenção dos alunos e deixá-los ainda mais interessados por sede de conhecimento.
A professora acredita que se torna interessante a escola abraçar projetos como este com mais frequência para que os alunos tenham cada vez mais acesso a novidades. “Acho tudo isso ótimo. Os alunos se empolgam e, com certeza, o que é passado traz mais credibilidade àquilo que ensinamos na sala de aula”, conclui.
A vice-diretora da escola Monte das Tabocas, Geni Zan, ressalta que há cerca de dois meses responsáveis pelo projeto entraram em contato com o educandário para saberem se havia o interesse da escola abraçar a atividade. Geni conta que devido à divulgação feita, não pensaram duas vezes: “Nos mandaram e-mail explicando como tudo iria funcionar, o que iriam ensinar e achamos muito interessante”.
Na opinião da vice-diretora, o projeto é uma forma lúdica de fazer os alunos aprenderem e ampliarem os conhecimentos gerais. “Associam a teoria à prática e o legal é que o próprio aluno interage”, complementa. Geni ainda acrescenta que temas como a preservação do planeta serão trabalhados também nas salas de aula para dar sequência à atividade.
Sobre a AES Sul Distribui energia elétrica para cerca de 4 milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado e inclui regiões urbanas e rurais.