Professores venâncio-airenses da Rede Estadual estão participando, durante três dias (ontem, hoje e amanhã), de uma Formação realizada a partir da licitação Antigona/Dom Alberto. O evento tem como tema ‘Formação de professores e Práticas Pedagógicas na Contemporaneidade’ e acontece no auditório do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos em dois turnos, manhã das 8h até as 12h e na parte da tarde das 13h às 17h. Cerca de 300 educadores se fizeram presentes no primeiro dia.
O objetivo do encontro é repensar a prática educativa através de questões que emergem no contexto escolar, identificar as competências necessárias para ensinar na sociedade contemporânea, contribuir na formação continuada de professores para que de, fato a teoria e a prática se consolidem. Por fim, aprofundar conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O público-alvo são os professores do ensino fundamental.
No primeiro dia de palestras, a Dra Mirian Lacerda desenvolveu sua fala através de dois focos. Primeiro ela procurou desenvolver a ideia de como se tornar e aprender a ser uma professor para esses ‘tempos’. Frisou que é preciso exercitar a profissão para se qualificar. Em seguida, fez uma reflexão da relação escola-família. “Ambas precisam ser parceiras, pois com essa proximidade é possível melhorar o processo de educação”, afirma. Por fim, ressalta que os educadores devem olhar para os jovens para assim tornar a escola em um lugar que vale a pena ir.
Na parte da tarde, a Dra Clarice Escott falou sobre as competências necessárias para ensinar no século XXI, definindo em quatro itens: ‘Aprender a conhecer’, ‘Aprender a fazer’, ‘Aprender a viver junto’ e ‘Aprender a ser’. “Competência é a possibilidade de mobilizar os conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada situação”, explica. Amanhã Clarice volta a palestrar, nos turnos manhã e tarde.
“Essa formação é muito necessária para pensar na prática, pois estamos passando por um momento de desafios”, diz a professora Luciene Iochims. Ainda fala que essas contribuições sempre são bem vidas para repensar a educação dia a dia na sala de aula. Jaqueline Kreling, também professora, completa dizendo que momentos como esse são importantes para a troca de experiência e para a construção de novos conhecimentos. “Hoje a educação está em um processo de renovação e aprimoramento dos conceitos”, ressalta. “O país será mais desenvolvido somente quando a educação ser prioridade”, finaliza Luciene.