Foto: Arquivo / Folha do MateEvento conta com 750 inscritos, sobretudo educadores das diferentes redes de ensino de Venâncio Aires
Evento conta com 750 inscritos, sobretudo educadores das diferentes redes de ensino de Venâncio Aires

Diretor da Matter Games treinamentos empresariais, Luiz Fernando Millêo será o primeiro conferencista do Fórum de Educação que inicia nesta noite, na Sova. O tema de sua palestra é ‘Relacionamento interpessoal e administração de conflitos’. Em entrevista a Folha do Mate, ele destaca a importância da cooperação no ambiente escolar.

Folha do Mate – Como os professores podem estimular o clima de paz no meio escolar?

Millêo – O que a gente vê fora da sala da aula, principalmente na vida de trabalho das pessoas, é muita competitividade. Então, as pessoas, desde a mais tenra idade, são estimuladas a competir, como se a gente tivesse que ganhar dos outros para ter o nosso espaço. Isso até funciona para algumas áreas, como o meio empresarial, mas todo mundo pode ter o seu espaço sem precisar ficar competindo. Então, em sala de aula, é preciso procurar trazer a individualidade do sujeito sem que ele seja individualista. Ao invés de competitividade, é preciso estimular a cooperação, pois a vida não é uma grande corrida contra os outros.

De que forma os relacionamentos interpessoais impactam na nossa vida?

Impactam de uma forma maciça. Porque só temos noção de quem somos pela relação com as outras pessoas. Então até para formar a nossa própria identidade, nós precisamos dos outros. Por isso, nossas relações precisam ser o mais verdadeiras, flexíveis e originais possíveis.

Como a melhor forma de agir diante de um conflito?

Isso depende da situação. Eu não vou dizer que existe a fórmula completa, mas uma das coisas que eu vou abordar na palestra é que uma pessoa com boa autoestima, ela consegue entender todos os vieses que existem e são demandados quando a gente precisa lidar com uma situação conflituosa. Eu não tenho dúvida que o conflito para uma pessoa com uma baixa autoestima representa um desafio muito maior do que para uma pessoa com uma boa autoestima. Todo inter-relacionamento começa na relação que eu tenho comigo mesmo, de reconhecer as minhas potencialidades e defeitos. Ter uma visão bastante peculiar de si mesmo é a melhor forma de lidar com um conflito.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 15: 14h – Abertura do espaço para visitação do artesanato local e livrariasNoite18h: Credenciamento19: Abertura oficial 19h30: Conferência ‘Relacionamento interpessoal e administração de conflitos’Conferencista: Luiz Fernando Millêo (Paraná)

Quinta-feira, 16

8h: Credenciamento8h30: Conferência ‘Os fundamentos éticos da relação entre professor, aluno e saber’. Conferencista: Gustavo Moretto (Minas Gerais)13h: Credenciamento 13h30: Conferência ‘A linguagem da relação humana’Conferencista: Prof. Emília Cipriano (São Paulo)18h30: Credenciamento 19h: Conferência ‘Educação para a cidadania nas escolas. Entre o dizer e o fazer’Conferencista: Prof. Rui Trindade (Portugal)

Sexta-feira, 17: 8h: Credenciamento8h30: Conferência ‘Conviver: novos conceitos para humanizar o cotidiano’. Conferencista: Gabriel Perissé13h: Credenciamento13h30: Conferência ‘A educação integral e o papel da escola’Conferencista: Maria Pilar Lacerda18h30: Credenciamento19h – Noite Cultural

Sábado, 18:

8h: Credenciamento8h30: Conferência: ‘Emoções e relações saudáveis no contexto escolar’Conferencista: Augusto Cury (São Paulo)

 

SAIBA MAIS

Fórum de Educação tem início hoje

Para os educadores, momento de reflexão sobre o educar