Foto: Maicon Nieland / Folha do MateEdição deste ano foi de Sova lotada mais uma vez, por profissionais da educação
Edição deste ano foi de Sova lotada mais uma vez, por profissionais da educação

Com um calendário já definido e algumas das atrações apresentadas, o Fórum da Educação em Venâncio Aires terá em 2015 a 7ª edição Internacional e a 11ª Nacional. Apesar de inúmeros pedidos, para ampliar as vagas, a Secretaria Municipal não irá modificar o número de 750 inscrições.

A proposta da pasta é manter a qualidade do evento, não acumulando os profissionais da área em excesso em um único espaço. Segundo a coordenadora pedagógica, Alice Theis, neste ano poderiam ter sido colocadas 1,5 mil pessoas com uma semana de inscrição, no entanto, esse não é o objetivo.

“As inscrições em prioridade os professores da rede municipal e veremos como vamos fazer com o restante. Mas algumas pessoas já perguntaram se nós ampliariamos o número de participantes e a resposta é não”, salienta Alice Theis.

Tema 2015

A cada Fórum que se encerra a organização começa a pensar o próximo, tendo como ponto de partida a temática. Para 2015, o que vai nortear as abordagens, é a questão das relações humanas. A secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, existe sempre no ambiente escolar essa relação de pessoas.

“Então a educação, ela acontece dentre desse fenômeno das relações humanas. Ela traz junto todo processo educacional e o jeito que nós somos, o jeito que nós nos comportamos e se nós as vezes estamos bem ou não”, destaca Rosange.

Além do tema ‘Educação e Relações Humanas’, um subtema será a linguagem por onde o Fórum vai circular, que é ‘Construindo caminhos de comprometimento e integralidade humana’. Segundo a secretária, a partir de um tema colocado, todos palestrantes têm um fio condutor de atuação.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 01/08/2014.