O VIII Fórum Internacional e XII Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires vão proporcionar quatro dias de reflexão sobre a influência da saúde do aluno e professor no processo de aprendizagem, a partir do tema ‘Educação e Saúde: Entrelaçando Saberes’.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento conta com 800 participantes inscritos, entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, particular e federal e demais interessados. Ocorre no salão principal da Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).

A abertura oficial do evento está marcada para as 19h e será seguida de conferência com o médico psiquiatra Jairo Bouer, agendada para as 19h30min.

Segundo o conferencista, a ideia é trabalhar os desafios que o jovem enfrenta nos dias de hoje em relação à administração das emoções e dos riscos. “Como lidar com o turbilhão de curiosidades e pressões que acontecem nessa fase da vida? Como essa relação afeta áreas como saúde, sexualidade, uso e abuso de substâncias, relacionamentos afetivos e uso de tecnologias na vida pessoal? Muito mais do que uma palestra, a ideia é trocar ideias e opiniões com a plateia sobre essas questões”, destaca.

CURRíCULO

Segundo informações do seu site, Jairo Bouer é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Trabalha com comunicação há 20 anos, com foco na prevenção, saúde e sexualidade dos jovens.

Já colaborou com veículos como Folha de S.Paulo, Rede Globo, MTV, TV Cultura, Canal Futura, Rede Record, SBT, Jovem Pan, 89 FM, Radio Metropolitana, entre outros.

Atualmente é colunista do jornal Estado de S.Paulo, da Revista época, da Revista da Cultura, do UOL e da Rede Atlântida de Rádios (RS e SC).

Autor de 11 livros e audiolivros,entre eles Guia dos Curiosos Sexo (em parceria com Marcelo Duarte, Panda Books) e Sexo & Cia (Publifolha). Pela Panda Books, lançou a coleção Bate-Papo, que traz títulos como álcool, Cigarro e Drogas, Corpo dos Garotos, Corpo das Garotas e Primeira Vez.

Foto: Divulgação / Folha do MateBouer: “Ideia é trocar ideias e opiniões com a plateia.”
Bouer: “Ideia é trocar ideias e opiniões com a plateia.”

ENTREVISTA COM JAIRO BOUER

Folha do Mate – A juventude é caracterizada, muitas vezes, pela falta de clareza no que se refere a limites. A quais riscos os jovens ficam expostos em função disso?Jairo Bouer – A dificuldade de lidar com limites é uma das dificuldades do jovem em relação aos riscos. Essa é uma geração em que os pais enfrentam maior dificuldade de estabelecer limites e isso se reflete nas atitudes e comportamentos dos mais novos. Mas a falta de limites não é a única questão! Inexperiência, curiosidade, pressão dos pares, entre outras, completam esse arcabouço que faz com que eles se exponham mais a problemas como DSTs, gravidez precoce, dependência, abuso de bebidas, exposição inadequada na internet, entre outros riscos.

– Os jovens estão tendo acesso a uma quantidade de informação cada vez maior. Em quais pontos, isso pode ser positivo e negativo?Essa geração é a mais bem informada de que se tem notícia. Isso é bom! Por outro lado, a dificuldade de separar conteúdos, de entender a confiabilidade das fontes, de falta de maturidade para lidar com tanta informação em tão pouco tempo podem se tornar problemas. Por isso é tão importante que se trabalhe limites também nessa área e que os jovens possam aprender a criar seus próprios filtros para lidar com as informações que chegam a ele!

– Qual o papel da sociedade, mas sobretudo da escola, na formação dos jovens?A sociedade e a escola em especial podem ter um papel central no auxílio da formação desses filtros pessoais e na ajuda com os limites. Nesse sentido, não é a escola sozinha, mas trabalhando em parceria com as famílias, que pode ajudar na melhor formação desses jovens e em uma relação mais madura e seguro com os inúmeros riscos a que eles são expostos.

 

PROGRAMAÇÃO

13 de abril

14h – Abertura do espaço para visitação do artesanato local e livrarias18h – Credenciamento19h – Abertura oficial19h30 – Conferência ‘Jovem x risco… como trabalhar essa relação?’Conferencista: Dr. Jairo Bouer

14 de abril

8h – Credenciamento 8h30 – Conferência ‘Educação é a base da Saúde e da Longevidade’Conferencista: Dr. Fernando Lucchese13h – Credenciamento 13h30 – Conferência ‘Estimular a Cognição, promover Saúde e Melhorar a Educação’Conferencista: Marisa de Lourdes dos Santos de Mello18h30 – Credenciamento 19h – Conferência ‘Educação e o Sentido da Existência’Conferencista: Roberto Crema

15 de abril

8h – Credenciamento8h30 – Conferência ‘Hábitos estruturantes para melhor educação e mais saúde’Conferencista: Alexandre Ventura13h – Credenciamento13h30 – Conferência ‘Educação e Confiança: O caminho mais curto para o desenvolvimento humano e social’Conferencista: Leila Navarro18h30 – Credenciamento19h – Noite Cultural (Tributo a Nico Fagundes com apresentação de Neto Fagundes)

16 de abril

8h – Credenciamento8h30 – Conferência ‘Motivando o ser: um caminho para a saúde, a qualidade de vida e longevidade’Conferencista: Eduardo Shinyashiki