Foto: Alan Faleiro / Folha do MatePara Trindade, características de cada indivíduo precisam ser levadas em consideração
Para Trindade, características de cada indivíduo precisam ser levadas em consideração

Atração internacional do Fórum de Educação deste ano, Rui Trindade, de Portugal, proferiu, na noite da quinta-feira, 16, a conferência ‘Educação para a cidadania nas escolas. Entre o dizer e o fazer’.

De acordo com Trindade, a educação para a cidadania consiste numa “necessidade educativa de se promeverem experiências pessoais e sociais adequadas às exigências e desafios das sociedades que se firmam como democráticas”.

Conforme o conferencista, a educação para a cidadania vem da necessidade de responder a alguns dos problemas com que, hoje, nos debatemos nas sociedades em que vivemos: o individualismo, as desigualdades, a apatia política, etc.

No projeto de educação para a cidadania, os alunos são valorizados como protagonistas, cujas ideias, saberes e experiências se respeitam.

Trindade defendeu que sejam consideradas as características de cada indíviduo no ato de educar. “Como é que se educa para a cidadania quando nas escolas se continua a ensinar tudo a todos como se estes fossem um só?” Ele também questionou o fato de se promover um tipo de competitividade nas escolas que faz com que o sucesso de uns seja aferido em função do insucesso dos outros.

Com doutoramento em Ciências da Educação e licenciatura em Psicologia, obtidos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portugal, Trindade é autor de diferentes livros, como ‘O movimento da educação nova e a reinvenção da escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo’.

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