Até o fechamento desta edição – às 17h30min – o fórum que discutia o Plano de Educação de Venâncio Aires não havia encerrado. Professores, políticos locais, pais e integrantes da equipe técnica da elaboração do texto-base do plano, estiveram reunidos no Colégio Gaspar Silveira Martins para debater as metas que deverão ser cumpridas em dez anos na educação do município.

Entre às 13h30min e 17h30min, os participantes foram divididos em cinco grupos. Cada grupo deveria analisar um dos eixos: Gestão democrática e financiamento da educação; Garantia do direito à Educação Básica; Acesso e expansão do Ensino Superior com qualidade Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Formação e Valorização dos profissionais em educação. Os grupos teriam autonomia para alterar as metas e estratégias, quando necessário.

Concluída a primeira etapa do fórum, os participantes se reuniram no auditório do Colégio Gaspar para dar início ao plenário, que iria, enfim, aprovar – ou alterar – as 20 metas do Plano Municipal de Educação, que deve ser baseado m diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no Plano Nacional de Educação (PNE), criado em 2014.

Após a consulta popular de ontem, o documento será reformulado – se houver alterações – e encaminhado para a Câmara de Vereadores em formato de Projeto de Lei, que, se aprovado, será sancionado pelo prefeito Airton Artus. Os municípios, assim como o Governo do Estado, têm até o dia 26 de junho para entregar os planos de educação ao Governo Federal.