A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) participa do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) com a mesa Cultura Digital e Cultura Livre, que será realizada no dia 27 (sexta-feira), às 17h. O secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, coordena o debate com a participação do Chefe de Gabinete do Governo, Vinicius Wu, do produtor cultural, Pablo Capilé, e do ativista espanhol, Bernardo Gutierrez.
Para Jéferson Assumção o meio digital pode dar à comunidade uma nova visão de mundo. “A cultura digital é uma forma livre de se relacionar com os conteúdos da internet, tanto do ponto de vista de acesso, quanto da recombinação de elementos estéticos para formar sínteses abertas, comportamentos colaborativos e visões de mundo mais convergentes. Pode se tornar um potente transformador de hábitos massificados de consumo”, afirma.
Participação do Governo do Estado
A Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) coordenará o estande do Governo do Estado, que reúne ações dos Gabinetes Digital e dos Prefeitos, Casa Civil, secretarias Geral de Governo (SGG) e da Cultura, Banrisul e Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A abertura do evento acontece na quarta-feira (25), às 18h, na sala 40T do Centro de Eventos da PUCRS.
A proposta do estande do governo é o resgate histórico de todas as edições do evento, com a exposição dos cartazes das edições anteriores e, a partir de projeção multimídia, apresentar diretrizes para o futuro do software livre frente aos temas da inclusão digital, tecnologia, criatividade, transparência, desenvolvimento e governança no Rio Grande do Sul.
O FISL
O evento ocorre até o dia 28 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e está na sua 13ª edição. Considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo, tem como tema em 2012: o cooperativismo, a sustentabilidade e a liberdade.
Uma das grandes novidades da PROGRAMAÇÃO este ano é a Rodada de Negócios e Competências em Tecnologias Livres, organizada com o apoio do Sebrae-RS. A ação tem por objetivo aproximar empresas que produzem e contratam serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação e usam tecnologias livres, tendo como foco a complementaridade de competências.
O objetivo principal é promover intercâmbios e a formação de parcerias entre as 57 empresas inscritas. “Como o software livre está muito baseado em compartilhar conhecimento, mais do que vender produtos prontos esperamos proporcionar negócios em que as empresas possam trocar complementaridades”, explica a coordenadora da rodada de negócios da FISL 13, Gisele Oliveira
Segundo o coordenador-geral da Associação Software Livre (ASL), que organiza o evento, Ricardo Fritsch, é crescente o número de empresas que fazem negócios com software livre. “Normalmente o pessoal confunde achando que tudo é livre e grátis. O software é livre, mas os serviços associados não”, afirma.
Mais informações e inscrições: http://softwarelivre.org/fisl13/sobre-o-evento
Fonte: Governo do Estado do RS