O deputado Paulo Pimenta (PT), proponente da Frente Parlamentar, aproveitou sua passagem pela Festa Nacional do Chimarrão para confirmar a instalação de um grupo para defender a cultura da erva-mate. Segundo ele, em até 30 dias o grupo político será oficializado na Câmara Federal.
Reunindo representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado Paulo Pimenta esteve conhecendo a Fenachim, nesta sexta-feira, 02. Durante sua passagem pela Capital do Chimarrão, ressaltou seu trabalho em defesa da erva-mate.
Para ele, é necessário um maior empenho da classe política em defesa da planta símbolo do Rio Grande do Sul. “Existem frentes parlamentares para defender diversas coisas, mas ainda não existia em defesa da nossa erva-mate. Por isso protocolei o pedido, e dentro de 30 dias deverá existir um grupo de parlamentares para defender os interesses desta cultura agrícola,” relata.
“Dentro de 30 dias deverá existir um grupo de parlamentares para defender os interesses desta cultura agrícola” – Paulo Pimenta (PT)
Irão compor o grupo deputados dos três estados do sul do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para Pimenta, a redução da área plantada no estado gaúcho na última década, combinado com a valorização de outras culturas, como a da soja, tem criado dificuldades para o setor e pode provocar falta do produto para venda no varejo.
O deputado Pimenta diz que é possível abrir um canal de diálogo com o Governo para criação de uma política específica para o setor de forma a diminuir as perdas e fortalecer economicamente toda a cadeia produtiva.