Hamm defende o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para criar uma linha especial de financiamento destinada a produtores rurais (Foto: Claudio Fachel/ALRS)
Hamm defende o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para criar uma linha especial de financiamento destinada a produtores rurais (Foto: Claudio Fachel/ALRS)

O deputado federal Afonso Hamm (PP) vai assumir, em 2026, a coordenação da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Ele vai suceder o deputado Marcelo Moraes (PL). Em entrevista ao grupo Folha do Mate, na 48ª Expointer, em Esteio, o parlamentar disse que a sucessão – já alinhada desde o início da legislatura – representa um ciclo de continuidade no trabalho coletivo em defesa dos interesses do Rio Grande do Sul. “Tenho uma afinidade muito boa com o Marcelo Moraes. Debatemos muito a questão do endividamento do agricultor”, comentou.

Durante a entrevista, o progressista defendeu o Projeto de Lei 5122, do qual foi relator, como alternativa para a reestruturação das dívidas do setor. A proposta – aprovada em julho na Câmara dos Deputados por 346 votos – autoriza o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para criar uma linha especial de financiamento destinada a produtores rurais atingidos por calamidades públicas. “Agora falta a votação no Senado. É um projeto que se sustenta e que teve apoio da bancada”, explicou o parlamentar.

União

Para Hamm, a liderança da bancada representa um compromisso de dar sequência às pautas já deliberadas. “É um orgulho representar os gaúchos em 2026 na coordenação da bancada. Acho que isso é um ganho grande, porque na política temos que parar de trabalhar isolado. O exemplo de hoje aqui é associar forças, sem olhar apenas para partidos, mas para aqueles líderes que defendem o que acreditamos e precisamos”, afirmou o deputado, que liderou na última quinta-feira, 4, audiência pública conjunta com a Assembleia Legislativa sobre o setor do tabaco e os preparativos para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O deputado reforçou que pretende ampliar a atuação da bancada em pautas que envolvem o agro e também o desenvolvimento do Rio Grande do Sul como um todo. “Espero contribuir muito, não só com o agro gaúcho, mas com toda a população do nosso estado”, destacou.