Em virtude das chuvas do final de semana e de ontem que trouxeram o alerta de enchentes e alagamentos, foi instaurado em Venâncio Aires, o Gabinete para Gerenciamento de Crise. O grupo tem o objetivo de trazer segurança para a população de Venâncio Aires e minimizar os prejuízos causados à população. Será uma espécie de força-tarefa para auxiliar os atingidos.

A decisão em formar o grupo surgiu, na manhã de ontem, em reunião convocada pelo prefeito Airton Artus e reuniu integrantes da Defesa Civil, secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Serviços Públicos e ainda o Planejamento. Segundo o coordenador da Defesa Civil no município Paulo Landim, o Gabinete é a união de todas as secretarias municipais que darão o suporte necessário, conforme a área de atuação como, por exemplo, a pasta de Desenvolvimento Social disponibilizará roupas e colchões aos necessitados que tiverem a residência atingida e perderam bens. Caminhões e carros da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também poderão ser utilizados para retirar as pessoas de locais de risco. Landim observa que o grupo passa a funcionar também em demais acontecimentos, como vendavais e granizo. “A Defesa Civil sempre está em alerta para esses fatos, e; não somente, para as enchentes. O Gabinete sempre vai estar à disposição da nossa coordenadoria visando sempre ajudar de alguma forma.”De acordo com ele, durante a noite de ontem e madrugada de hoje, uma equipe já estava em alerta mesmo com a estabilidade da situação, durante a tarde. Localidades que preocupavam a Defesa Civil devido ao histórico de correntes de águas, como Centro Linha Brasil e Monte Alverne, mantiveram média de 55 milímetros de chuva, o que é abaixo do necessário para enchentes na cidade.“O grupo traz segurança para as pessoas e estará sempre em funcionamento quando existir algum risco próximo. Sempre estaremos monitorando nesses casos.” Além disso, o coordenador da Defesa Civil do município frisa que os moradores de áreas de risco são fundamentais para comunicar o órgão em casos de perigo de enchente ou alagamentos.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateAlguns alagamentos foram registrados, ontem, na parte baixa da cidade
Alguns alagamentos foram registrados, ontem, na parte baixa da cidade

O prefeito Airton Artus afirma que esse é um momento de ações preventivas. Ele convoca trabalhadores municipais e também voluntários a se unirem no atendimento a possíveis desabrigados caso ocorram enchentes ou alagamentos no município. “Estamos monitorando a situação e o que mais nos preocupa é a previsão de seguir chovendo pelos próximos dias. Dezenas de municípios estão em situação piores do que o nosso, mas temos que manter a vigília.”A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a partir de pluviômetros oficiais, até a manhã de ontem choveu o equivalente a 79 milímetros no centro de Venâncio Aires e 95 milímetros em Vila Mariante. No perímetro urbano, existem áreas alagadas no centro, bairro Morsch, loteamento Artus, Brígida, Santa Tecla, Passo das Pedras e Battisti. No interior, as localidades mais atingidas são Vila Deodoro e região serrana, além das localidades adjacentes ao rio Taquari. As escolas São Pedro, de Linha Antão Baixo, e Coronel Thomás Pereira, de Taquari Mirim, liberaram seus estudantes em razão das dificuldades de acesso. As informações sobre alagamentos ou pedidos de socorro também podem ser realizadas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Também é possível buscar informações através do telefone da Secretaria de Desenvolvimento Social, no 3983-1143.