
A coordenadoria de Defesa Civil de Venâncio Aires criou com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) um cronograma de trabalho para limpar uma galeria sob a RSC-287, em Linha Hansel. De acordo com o titular da coordenadorIa, Dário Martins, o problema é antigo e por conta de intensas chuvaradas registradas em agosto e mesmo em setembro, a falta de manutenção do leito do córrego ficou ainda mais evidente.
“Sem a devida manutenção, a galeria acabou perdendo a capacidade de escoamento e a água fica retida nas lavouras de tabaco e mesmo em pátios e quintais de residências”, informa Martins. “Para evitarmos problemas ainda maiores foi necessária a intervenção do poder público municipal”, esclarece.
CRONOGRAMA A situação foi reivindicada por moradores a Martins, que já intermediou um cronograma de trabalho com a EGR. A ação será providenciada “nos próximos dias” e esse desassoreamento será feito a partir da dragagem da areia, troncos e folhas que se acumulam no centro do olho d’água. A galeria fica localizada entre os quilômetros 82 e 83 da rodovia.

PRIMEIRO SEMESTRENa RSC-453, no trecho de Venâncio Aires, também já havia sido feita ação semelhante no primeiro semestre. As galerias apontadas pela Prefeitura foram limpas por empresa terceirizada da estatal. “Isso foi fundamental para evitar alagamentos e cheias do Arroio Castelhano na parte baixa da cidade”, informa.