O Colégio Gaspar Silveira Martins vem desenvolvendo junto aos estudantes ações que buscam incentivar a valorização do meio ambiente e da natureza. Com ênfase na proposta da Rede Sinodal de através da educação cuidar das pessoas e do mundo, os alunos do 3º ano do ensino médio pensaram em formas de promover a sustentabilidade, o reaproveitamento de materiais e a coleta seletiva de lixo. A primeira etapa foi feita ainda em junho, no dia mundial do meio ambiente, onde lançaram as propostas, que foram desenvolvidas no mês de junho. No início do mês passado, as turmas apresentaram o resultado e as formas de continuidade no decorrer do ano letivo.
A turma do 6º ano, produziu brinquedos para as crianças dos anos iniciais, utilizando apenas materiais recicláveis encontrados no colégio. A turma do 7º ano realizou uma campanha de coleta de lixo eletrônico e fizeram o encaminhamento para os locais apropriados. O 8º ano fez uma campanha de conscientização sobre o tema proposto. Produziram cartazes, realizaram uma análise da conservação do material escolar e da coleta de lixo nos diversos ambientes.
Os estudantes do 1º ano do ensino médio buscaram dados sobre grupos que reaproveitam o óleo e no laboratório do colégio produziram sabão a partir do óleo coletado no colégio Gaspar, uma vez que a instituição já é parceira neste projeto com a Afubra. A turma do 2º ano trouxe informações a respeito do assunto, através do Secretário de Meio Ambiente do município e de uma estudante em Engenharia Ambiental que falaram aos alunos durante 40 minutos sobre o recolhimento do lixo, containers, separação, aterros sanitários, catadores e custos para o município, entre outros aspectos que envolvem a legislação e a conscientização da população.
Já o 3º ano, apresentou alguns dados sobre a utilização dos lacres e encaminharam junto aos alunos uma campanha para coleta dos mesmos. Farão uma parceria com a Unimed, que já faz esta campanha, tendo por objetivo a compra de cadeira de rodas. A ideia é continuar a promover ações e trabalhar com o assunto para desenvolver a conscientização dentro de sala de aula que promovam benefícios para todas as pessoas.