
Computar as horas de ensaios? Quase impossível, se for levado em conta os anos que os grupo de Danças Tradicionais se preparam até chegar a uma final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Considerado o maior festival artístico amador da América Latina, o evento se iniciou na sexta-feira, 17 e segue até este domingo, 19, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Pelos dez palcos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima que se apresentem cerca de quatro mil competidores nas 18 modalidades.
Com seis anos de persistência e amor pela arte está a invernada venâncio-airense do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição. Neste ano, classificados à final, eles participam da modalidade de Danças Tradicionais, na Força B. Segundo o sócio-fundador da entidade, patrão e dançarino, Bruno Cassariego, a união e a persistência do grupo se tornaram fatores fundamentais. O dirigente, ao lado da esposa, Cristine Hertzer, acrescenta que as despesas são altas, os ensaios, especialmente, na reta final vão até altas horas da noite, porém o “trabalho foi feito”, complementa.
EliminatóriaOs representantes da Capital do Chimarrão entram no tablado neste sábado,18, por volta das 15h30min, quando buscam uma das 20 vagas à final no domingo, dentre os 40 concorrentes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs). As coreografias para entrada e saída e as três danças sorteadas minutos antes devem ser perfeitas nos quesitos interpretação, harmonia de conjunto e correção coreográfica, de acordo com as diretrizes do manual de Danças Tradicionais. Dos classificados para a final, no domingo, apenas cinco chegarão à vitória. Dentre os cinco blocos, com oito grupos em cada, também participam mais duas invernadas da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), na Força B. De Lajeado concorre o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa e, de Bom Retiro do Sul, o CTG Querência da Amizade. Ainda na Força A, também com mais 39 grupos, concorre o CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado.
Coreografia para entrada e saída
Na coreografia para entrada e saída, O DTG Piazito da Tradição leva a temática ‘Amor, simplesmente amor’, com letra de Márcio Rossi e Rafael Rodrigues. A composição, criada especialmente para o grupo, fala do romance entre João Afonso e Ana Luísa. Personagens criados em uma estância e, de amigos inseparáveis na infância, torna-se um casal apaixonado na mocidade. Entretanto, para viver este amor, os jovens terão que enfrentar muitas adversidades, fruto da ambição e ganância do pai da moça. Mas como todo amor verdadeiro sempre transpõe as barreiras, o casal protagonista, Bruno Cassariego e Cristine Sinara Hertzer, demonstram no tablado que é possível vencer os desafios. (Fonte: Daniela Rossi)
Representantes venâncio-airenses
CTG Chaleira Preta – Causo: Oli Joaquim Franco e Gustavo Schuler (25 concorrentes)- Intérprete Solista Vocal Feminino: Marla Louriane de Oliveira (38 concorrentes)- Violão: Felipe Fengler Hickmann (32 concorrentes)- Conjunto Vocal: (oito conjuntos)• CTG Erva-Mate- Declamação Feminina: Letícia Schmachtenberg (37 concorrentes)- Chula: Lucas Keller (36 concorrentes)- Violão: Arthur Sulzbacher Montenegro (32 concorrentes)
Programação
Sábado, 18 – Danças Tradicionais Força A (Palco A – Ginásio)
8h30 – Reinício das eliminatórias (começou na sexta, 17)- Classificam-se 20 grupos à final que se inicia, às 9h, domingo, 19- Reinicio das Danças Tradicionais Força B (Palco B – Pavilhão 2) – Classificam-se 20 grupos para a final, que se inicia às 9h, domingo, 19
Intérprete Solista Vocal (Palco C – 25 de Julho)8h – Eliminatórias. Final ocorre no domingo, a partir das 9h. – Na modalidade Intérprete Solista Vocal Feminino e Masculino classificam-se dez à final. Conjunto Vocal, não haverá Classificatória, somente final no domingo.
Modalidades Instrumentais (Palco D – Sinditabaco)9h – Final Gaita de Boca, Bandoneon, Gaita Piano e Gaita Botão (até 8 baixos e mais de 8 baixos). Final Violão, Viola, Violino ou Rabeca e Conjunto Instrumental ocorre no domingo a partir das 9h. Nestas modalidades não haverá classificatória.
Trovas e Pajada (Palco E – Praça de Alimentação)9h – Eliminatória das Trovas (Campeira, de Martelo e Estilo Gildo de Freitas), final da Pajada e do Causo. No domingo ocorre a final das Trovas. Na modalidade classificam-se dez à final. Em Pajada e Causo não haverá classificatória, somente final. Entrega dos troféus será realizada no palco E, em uma hora e trinta minutos após o encerramento da modalidade.
Chula (Palco F – Lonão de Chula)9h – Eliminatória. Classificam-se 12, para sábado à noite e seis à final no domingo, a partir das 9h. Entrega da premiação será no palco F, após uma hora e trinta minutos após o encerramento da modalidade.
Danças Gaúchas de Salão (Palco G – Central)9h – Eliminatória. Classificam-se 15 pares à final de domingo, a partir das 9h.
Declamação Feminina (Palco H – Bierhaus)9h – Eliminatória. Classificam-se dez à final de domingo, que se inicia a partir das 9h, feminina e masculina. Entrega da premiação no domingo ocorre a partir das 16h
Declamação Masculina (Palco I – Assemp)9h – Eliminatórias. Na modalidade Declamação Masculina, Classificam-se dez à final de domingo.
18ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha (Palco J – Pavilhão 3)12h às 19h – Exposição- No local, domingo, às 9h, ocorrerá Missa crioula
– Encerramento: solenidade ocorre no domingo, 19, a partir das 19h, no Palco A (Ginásio), com entrega dos troféus aos campeões e Prêmio MTG de Jornalismo
