Evento ocorre na AABB (Foto: Juan Grings)
Evento ocorre na AABB (Foto: Juan Grings)

O projeto Gente & Negócios, desenvolvido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM, promove hoje o quinto painel do ano com o tema ‘Saúde mental e seus impactos no mercado de trabalho.’

O encontro ocorre na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Venâncio Aires, no formato de reunião-almoço. A recepção ao público começa às 10h45min e a programação será transmitida ao vivo pelo dial 105.1 FM e pelo canal Terra Play (link abaixo), no YouTube, das 11h às 13h.

O tema será debatido pela psicóloga e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Patrícia Krieger de Oliveira; o médico do trabalho da Clínica São Vicente e deputado estadual Airton Artus; e a gestora de Recursos Humanos do Grupo Refrimate, Vanessa Konrad Nagel.

Revista sobre os 90 anos do HSSM

Além do debate, o evento marcará o lançamento da revista alusiva aos 90 anos do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), produzida pela equipe da Folha do Mate. Com 48 páginas, a publicação apresenta um panorama da instituição, com dados sobre a estrutura, entrevistas com gestores, médicos e enfermeiras que lideram o trabalho no hospital de Venâncio Aires.

O projeto gráfico e a diagramação são da artefinalista Adriele do Amaral e os textos foram produzidos pelos jornalistas Alan Faleiro, Caco Villanova, Débora Kist e Juliana Bencke – editora da publicação. Com mil exemplares, a revista terá distribuição dirigida e será utilizada pelo HSSM para divulgação dos serviços da instituição, inclusive em agendas em Brasília, em busca de emendas parlamentares. Também será possível acessar a versão digital pelo site folhadomate.com.

“Foi com grande alegria e responsabilidade que produzimos essa revista, que marca as nove décadas do Hospital São Sebastião Mártir e apresenta a evolução, as conquistas e as perspectivas da casa de saúde para os próximos anos. Além disso, a publicação também evidencia empresas e prestadores de serviços que se desenvolvem em uma relação mútua com o HSSM”, ressalta Juliana.

Dados preocupam

Segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou, em 2024, quase meio milhão de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão — o maior número dos últimos 10 anos. O objetivo do painel é aprofundar a conversa sobre como as empresas podem criar ambientes mais saudáveis, prevenir o aumento de casos de burnout e transformar o cuidado com a saúde mental em um diferencial competitivo.