Com informações de Daiana Nervo / AI Prefeitura .

Recém-formado pela Universidade Federal de Santa Maria, o jovem Elvis Ricardo Fengler da Rosa, morador de Linha Brasil, interior de Venâncio Aires, apresentou ao prefeito Airton

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação Elvis é o responsável pela pesquisa
Elvis é o responsável pela pesquisa

Artus seu trabalho de conclusão do curso de Geografia. O trabalho analisou a expansão urbana do município entre os anos de 2005 a 2012. Com a apresentação de mapas e análises fundamentadas em bibliografia, o profissional apresentou ao prefeito dados levantados referentes à história, aos aspectos físico-naturais, econômicos e populacionais de Venâncio Aires. O objetivo final foi analisar o crescimento horizontal da cidade, através de loteamentos criados entre 2005 e 2012.

 Airton Artus surpreendeu-se com a complexidade do trabalho apresentado. Com visitação aos 52 loteamentos criados entre 2005 a 2012, Elvis Rosa buscou o mapeamento e a identificação dos loteamentos aprovados e analisou o processo de expansão urbana. Como justificativa, ele diz que buscava a continuação do processo de expansão urbana da cidade, uma vez que o último trabalho realizado sobre essa temática foi concluído em 2004.

O levantamento, mapeamento e análise dos loteamentos criados e aprovados na cidade indicou um crescimento acelerado nas áreas periféricas da cidade, em especial na porção Oeste, Leste e Sul. A porção Oeste da cidade apresentou o maior número de loteamentos neste período, num total de 30.

A porção Norte, pelas próprias características do sitio urbano, que inviabilizam a expansão, contou com apenas um novo loteamento. Conforme conclusões do pesquisador, a cidade apresenta uma morfologia na forma de ortogonal, crescendo do centro para a periferia, de forma continua, porém desordenada. “Os loteamentos aprovados neste período geraram um grande número de lotes, entretanto, muitos deles, com até 8 anos, não foram utilizados para construção”, destacou.

 

Foto: Reprodução / Divulgação .
.

 

Elvis da Rosa disse que a apresentação do trabalho ao prefeito Airton Artus era um objetivo pessoal dele, pois o mapa da expansão urbana, com loteamentos espacializados de acordo com o ano de criação dos mesmos, seria uma contribuição para o planejamento urbano e para a geografia de Venâncio Aires. Artus, por sua vez, agradeceu o envolvimento do jovem e guardou o trabalho para análise específica da expansão pesquisada. “O crescimento ordenado da cidade e a promoção de infraestrutura nos novos loteamentos é fundamental para oferecermos uma cidade com mais qualidade de vida, transito planejado e sustentabilidade ambiental o futuro”, finalizou o prefeito.