Por Carlos Dickow e Taís Fortes
O antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, já está com nova aparência. Desde segunda-feira, 7, equipes trabalham na limpeza do local. Inicialmente, o trabalho está sendo feito na área externa, para depois ter continuidade na parte interna, com a remoção dos entulhos e outros resíduos que foram depositados no por lá no decorrer do tempo em que o prédio está desocupado.
Essa atividade está sendo realizada por servidores da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Paralelo a isso, uma equipe de Lajeado realiza o levantamento estrutural, pois o prédio do antigo IPM passará por reformas para abrigar uma escola de treinamento da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Esse serviço envolve a catalogação e verificação das medidas dos prédios.
No dia 22 de dezembro de 2021, o secretário estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, visitou a antiga Colônia Penal e confirmou que o governador do Estado, Eduardo Leite, já deu o aval para o projeto do centro de treinamento. O orçamento seria de aproximadamente R$ 8 milhões, recursos oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A intenção é de usar os dois prédios (o antigo e o anexo construído em 2010) para formar agentes ligados à (Susepe) e a outros órgãos da segurança pública. Hauschild acredita que a obra estará concluída até dezembro de 2022.
“Como o recurso estava sendo viabilizado, perguntei se o centro de treinamento não poderia ser ali no IPM. O secretário Mauro Hauschild logo marcou a agenda conosco, veio fazer a visita e o resultado está aí. Ter representantes na esfera estadual, sem sombra de dúvida, ajuda muito o nosso município e a região.”
GIOVANE WICKERT – Secretário estadual adjunto de Obras e Habitação
Importância
Durante a semana, o secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, venâncio-airense Giovane Wickert, fez publicação nas redes sociais informando sobre o andamento do projeto. Nesta sexta-feira, 11, ele destacou a importância do investimento para garantir mais segurança para Venâncio Aires, em especial para a região de Vila Estância Nova e arredores. “Com a vinda do presídio, esta é uma das maiores contrapartidas que a gente pode esperar. Ali teremos muitos profissionais em treinamento e isso vai gerar um entorno de segurança, pois todas as pessoas que vão passar pelo local estão ligadas à área de alguma forma”, afirmou.
Wickert ressaltou a articulação e representação de Venâncio Aires no núcleo do Governo do Estado. “Estar próximo das decisões é fundamental. Esta foi uma oportunidade que se teve em uma conversa minha com o secretário Mauro Hauschild, enquanto aguardávamos o governador para uma reunião, na época em que eu estive à frente da Secretaria Estadual de Obras e Habitação, nas férias do titular José Stédile”, comentou.
Na visita que fez ao antigo IPM, Mauro Haulschild foi acompanhado pela delegada regional penitenciária, Samantha Longo; pelo secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, o venâncio-airense Giovane Wickert; pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden; e pelo engenheiro Marco Aurélio Holz.