
Venâncio Aires - A partir desta terça-feira, 21, a Folha do Mate e a Rádio Terra FM iniciam a divulgação dos perfis das 10 candidatas ao título de rainha e princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Todas elas participaram do podcast ‘Em Busca da Coroa’, apresentado pela jornalista Letícia Wacholz.
O primeiro episódio já está disponível e pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube. (clique aqui)

Conheça Amanda Reck Schmidt:
Moradora do bairro Xangrilá, Amanda Reck Schmidt tem 21 anos e representa a Erva-Mate Elacy e a Loja Original no concurso de soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Ela é acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda pela Uninter e trabalha no setor de marketing da Loja Original. Amanda é filha de Cássio Schmidt e Fernada Luisa Reck.
Na sua trajetória escolar, cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Cidade Nova e concluiu o Ensino Médio no Colégio Gaspar Silveira Martins. Durante entrevista ao podcast ‘Em busca da coroa’, ela se definiu como uma pessoa caseira, que valoriza estar perto da família e dos amigos. Desde pequena, a jovem cresceu envolvida no tradicionalismo gaúcho e participou de invernadas artísticas e de atividades em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).
Amanda contou durante a entrevista que a decisão de participar do concurso surgiu, principalmente, a partir da admiração pelo trabalho desenvolvido pelas integrantes da 15ª corte da Fenachim. “A vontade começou ali, ao ver o trabalho das meninas e toda a divulgação que elas faziam. Além disso, tenho um vínculo familiar com a festa, a Loiva Wünsch que é da minha família, foi princesa da 2ª Fenachim”.
“Neste período de concurso, meu coração está leve. Sei que me dediquei, então o resultado final, independentemente do que será, já representa uma etapa importante. Tenho pessoas que me apoiam, e essa rede de apoio é essencial.”
AMANDA RECK SCHMIDT
Candidata da 18ª Fenachim
Ela contou que o sonho de ser soberana da Festa do Chimarrão está sendo ‘alimentado’ há alguns anos. A jovem já havia se preparado para a última edição do concurso, mas decidiu focar na carreira profissional naquela oportunidade. “Dessa vez, nada mais justo que viver esse sonho”, disse. Entre as lembranças marcantes da Fenachim, Amanda recorda os momentos de apresentações com a invernada em que fez parte durante a 16ª edição da festa.
Confira abaixo algumas respostas da candidata durante o quadro ‘Mate curto’, realizado na gravação do podcast ‘Em busca da coroa’:
O que te faz sentir orgulho em Venâncio Aires?
Nosso povo trabalhador.
Fenachim é a festa que…
Reúne amigos.
Ser soberana da Fenachim é…
Dar continuidade a um legado de dedicação.
O teu lugar favorito para tomar chimarrão…
Na minha casa com a minha família e amigos.
8 de novembro de 2025 será…
Marcante