Neste sábado, 3, é comemorado o Dia do Cooperativismo. Denominação para um grupo de pessoas que se unem para suprir suas necessidades e se ajudar, o cooperativismo impulsiona os municípios da região, conforme a professora universitária e doutora em Desenvolvimento Regional Cinara Neumann Alves. A venâncio-airense, formada em Administração, fez sua tese de doutorado baseada na construção do campo de Ensino Superior de cooperativismo no Rio Grande do Sul.
Para ela, o cooperativismo em todo o estado, mas especialmente na região dos vales do Rio Pardo e Taquari, auxilia no crescimento dos municípios e das pessoas que participam dessas ações. “Normalmente são pessoas que querem um mesmo propósito. Elas se unem, para juntas alcançarem eles. Isso ensina a valorizar a união, saber dividir e ter democratização, porque todos participam das decisões e dos resultados”, explica.
Em diversas áreas, como financeira, de educação, saúde e rural, entre outras, o cooperativismo agrega valor ao trabalho dos cooperados, de acordo com Cinara. “São ações e serviços oferecidos que a comunidade toda tenha ganho. É diferente de uma empresa mercantil, que busca por lucro”, compara. Ela também lembra que a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são .
Ela dá o exemplo de Venâncio, que possui cooperativas em ramos diferentes e, cada vez mais, surgem empresas do mesmo estilo. “A Cooprova [Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires] é um exemplo lindo de como se unir com o mesmo objetivo dá certo. O município está no caminho certo, o estado no geral está”, avalia.
Tese
Na tese do doutorado em Desenvolvimento Regional, a professora defendeu que é necessário investir mais em educação superior sobre o tema. Ela destacou que é diferente alguém estudar administração em geral do que estudar administração para uma cooperativa. “Os ideais são diferentes, a forma de administrar muda. Seria correto ter um curso diferente, mais encaminhado para o cooperativismo em si. Devemos incentivar essas iniciativas”, sugere.
Ela destaca que as empresas cooperativas estão sempre se destacando, elas são bons ambientes de trabalho e auxiliam para que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios aumente. “Existem estudos que comprovam que regiões com mais cooperativas possuem IDHs melhores. Eu acredito muito nisso”, enfatiza.
“A finalidade de uma cooperativa não é o lucro, é satisfazer as necessidades dos cooperados. Por isso, ela é diferente de uma empresa mercantil.”
CINARA NEUMANN ALVES – Professora universitária e doutora em Desenvolvimento Regional
Cooperativas que atuam na microrregião
Venâncio Aires
Crédito: Cresol, Unicred, Sicredi e Sicoob
Saúde: Unimed, Uniodonto
Educação: Coopeva
Agricultura: Cooprova, Dália e Languiru
Infraestrutura: Certel
Mato Leitão
Crédito: Sicredi
Agricultura: Dália e Languiru
Passo do Sobrado
Crédito: Sicredi
Agricultura: Coopasvale
Infraestrutura: Certaja
Vale Verde
Crédito: Sicredi
Agricultura: Dália
Infraestrutura: Certaja