Nos bairros distantes do centro de Venâncio Aires formam-se novos núcleos de moradias e também de empreendimentos. Um deles é o centro de beleza de propriedade de Tatiana Hickmann, localizado no bairro Travessa, distante cerca de dez quilômetros do centro da cidade. Tati, como é conhecida, diz que escolheu o lugar para investir, pois nasceu e sempre morou em Travessa. “Gostaria de acompanhar e fazer parte do crescimento da comunidade”, diz ela, sobre a opção de investir no centro de beleza, dando mais acesso para as pessoas que não possuem meios de locomoção para ir até o centro, por exemplo. Entre as vantagens, Tati fala da calma e tranquilidade do lugar.
Travessa também foi o local de instalação da Jéssica Salgados. “Quando Marcelo Fagundes e eu nos conhecemos, tínhamos a vontade de empreender, eu tive várias experiências profissionais no ramo de padarias, e com isso despertou o interesse em ter o próprio negócio. Escolhemos este lugar pois era onde o Marcelo morava e vimos potencial por ser justamente um meio campo entre a cidade e o interior”, destaca a empreendedora Jéssica Aline Richter.
CORONEL BRITO E BATTISTI
Quem buscou investir no bairro Coronel Brito é o marceneiro João Maria Camargo. Preto, como é conhecido, oferece o trabalho de móveis sob medida para casas e comércio.
Embora resida no interior, Preto diz que a escolha do local foi por ser às margens da RSC -453. Segundo ele, o local é de fácil acesso e tem deslocamento para qualquer direção – centro, bairros, Lajeado e Santa Cruz, além de demais cidades do Rio Grande do Sul.
O empresário destaca que entre as vantagens de estar instalado com a fábrica no bairro, está o espaço, por ter estacionamento privado para carga e descarga. A fábrica também está próxima de restaurantes e de postos de combustíveis.
O bairro Battisti foi o espaço escolhido pelo empresário Lucimar Bittencourt. Como empreendedor, do outro lado da RSC-453, oposto ao centro de Venâncio Aires, atua com a locação de brinquedos, no ramo de festas e eventos. Mora há 40 anos no bairro Battisti e escolheu a casa para ser o ponto de seus negócios. “Pra mim os benefícios são as amizades que construí nesses 40 anos,também porque tem muitas crianças”, destaca Bittencourt. Ele valoriza a ideia de que a comunidade não precisa ir até o centro para fazer lanches, ou buscar sorvetes, investimentos neste ramo de alimentação que ele fez no bairro. “Tem tudo aqui, perto da casa dos moradores da vila”, destaca.