Incubadora é inaugurada e meta é implantar parque tecnológico em dois anos

-

Começar um negócio pode ser difícil para muitas pessoas. Fazê-lo prosperar, então, é algo ainda mais desafiador. No entanto, há muitas maneiras de incentivar o empreendedorismo, e uma delas passa a ser por meio da Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires. A cerimônia de inauguração ocorreu nesta sexta-feira, 11, no campus local da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, reforçou que esse investimento está alinhado à profunda transformação pela qual passou o mercado de trabalho, com mudanças que envolvem avanço tecnológico, novas formas de comunicação, busca por maior qualidade de vida e o desejo de empreender.

Henn disse também que uma empresa incubada é um negócio com grande chance de expansão e crescimento, pois o empreendimento se desenvolve em um ambiente voltado à inovação. “Não vai ser fácil, isso já sabemos, mas somos movidos por desafios”.
Ao discursar na inauguração, o prefeito Jarbas da Rosa lançou um novo desafio: em dois anos, a meta da Administração, em conjunto com a Unisc, é trabalhar a criação de um parque tecnológico, a exemplo do que já existe em Santa Cruz. Disse que essa é uma das formas modernas de trabalhar o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e social, o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos. “Buscaremos o apoio necessário para garantirmos esse investimento”, ressaltou.

A incubadora é uma sala de coworking (colaborativo), onde as empresas em formação serão atendidas e encaminhadas para o seu melhor desenvolvimento. Ao todo, o Município programou R$ 147.610,53 para repassar em 2022. Na prática, a Unisc oferece a estrutura, a parte técnica e os professores, e a Prefeitura repassa recursos para custear os profissionais que farão as consultorias, equipamentos, eventos e palestras.

Próximos passos

• O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, destacou que as incubadoras são espaços de aprendizagem coletiva, intercâmbio de conhecimentos, interação entre empresas, instituições de pesquisa e agentes governamentais para a realização de pesquisas que podem ser transferidas para o setor produtivo.

• Kirst anunciou que de 5 a 8 de março ocorrem ações de sensibilização, a partir da Fenachim. Uma primeira grande movimentação acontece em maio, com a realização de uma maratona de empreendedorismo (hackathon), enquanto que a fase final de validação (demoday) será em julho.

• O primeiro evento ocorre no dia 15 de março, às 17h30min, quando será realizado o workshop presencial ‘Startando uma startup’, que será desenvolvido no espaço coworking. Ao iniciar o processo, serão três meses de atividades com workshops e consultorias que irão auxiliar no decorrer do processo. Em 28 de março ocorre a aula inaugural.

• A incubadora segue em processo de inscrições para o Programa StartupRS Start. Até o dia 23 de março, interessados podem acessar o site da universidade (www.unisc.br), entrar na aba inovação e depois ir em Itunisc.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido