Projeto foi apresentado nesta quinta-feira (Foto: Leonardo Pereira)
Projeto foi apresentado nesta quinta-feira (Foto: Leonardo Pereira)

Desde 1994, ela é a voz do telefone da Prefeitura de Venâncio Aires. E agora, também empresta o nome e a imagem para a nova inteligência artificial (IA) de atendimento da Administração. A telefonista Ivete Possamae Braga, de 53 anos, é uma das ‘entidades’ há mais tempo na Prefeitura e Ivete também será o nome da IA de atendimento no WhatsApp (51) 9 9910-9500, disponível 24 horas por dia e é totalmente gratuita, sem a necessidade de cadastro prévio.

Secretário de Governança e Gestão e um dos idealizados do projeto, Tiago Quintana, destaca que a IA foi desenvolvida a partir do portal da Prefeitura e tem o objetivo de ampliar a comunicação direta com a população e garantir o maior número de serviços no telefone. “Queremos aliar as possibilidades de uma inteligência artificial, mas também sem ser que as pessoas estejam falando com um robô de atendimento que sempre repete as mesmas coisas ou que não tem capacidade de buscar uma informação mais personalizada e humanizada”, explica.

O prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que a ‘verdadeira Ivete’ é insubstituível e fica eternizada pelo carinho, dedicação e atenção a cada atendimento. “Ela representa o atendimento da Prefeitura, humanizado, todos de Venâncio a conhecem. Por isso a escolhemos”, afirma.

A Ivete

“Ela não pode dar informações erradas”. Esse foi o único pedido de Ivete Possamae Braga ao descobrir que seria a imagem da nova IA. Concursada para o cargo de telefonista desde 1994, ela trabalha há mais de três décadas na Administração. “Há quatro anos estou na recepção. Mas antes era só ligação, somente telefone. Era muita procura. Hoje temos mais opções, presencial e pelas redes sociais, muitas mudanças”, relembra.

Ivete Possamae empresta a imagem e nome para a IA (Foto: Leonardo Pereira)

Ivete seguirá na Prefeitura por mais três anos, quando se aposentará. “Fui pega de surpresa, mas estou muito feliz. Queremos agradecer a todos. Seguirei atendendo até o meu último dia com a mesma elegância e satisfação”, comemora.

Sistema

A IA usa a base de dados que existe hoje dentro do site da Prefeitura, consegue fazer a busca dessas informações e traduzir conforme a pergunta do cidadão e evoluir em casos de que aquela resposta não é suficiente ou a pergunta é muito personalizada. No futuro, conforme Quintana, o objetivo é que sejam oferecidos todos os serviços diretamente na conversa. “Nesse momento, a IA encaminha para o antedimento correto e humano quando necessário”, explica.

O projeto, apresentado na tarde desta quinta-feira, 2, foi desenvolvido pela venâncio-airense WorkMatte, em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires. “Acredito que seja um dos primeiros municípios com essa tecnologia. Projeto mais humanizado, não apenas automação, mas de resolução para a comunidade”, diz Rafael Viana, sócio-proprietário da empresa.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.