Ajudar o próximo, em especial famílias que tenham crianças, é um dos objetivos do grupo Joaninhas do Bem, idealizado pela dona de casa Tuane Siqueira de Souza, 22 anos, com o auxílio do marido, o auxiliar de produção Marco Aurélio Lenhardt, 34 anos. Eles são moradores de Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão. O projeto teve início no ano passado, quando foi feita uma publicação no Facebook pedindo ajuda para uma senhora.
“Pedimos ajuda para amigos e no próprio Facebook. Conseguimos doações de móveis, roupas, cama, utensílios de cozinha e alimentos. A alegria que dava para ver nos olhos dela me fez ter muito mais vontade de ajudar mais pessoas que precisavam”, recorda Tuane. Em outubro, a voluntária organizou uma atividade pela passagem do Dia das Crianças. “Pedi ajuda no Facebook, nas empresas e para amigos. Conseguimos arrecadar brinquedos, doces, salgados, picolés e refrigerante”, relata.
Com a ajuda da cunhada, Marilza Eliete Lenhardt, conhecida como Nina, e das sobrinhas, Maria Eduarda e Gabrielli, Tuane montou os pacotinhos, embalou os presentes e fez a entrega. “A partir disso, nasceu o Joaninhas do Bem”, conta. Em relação ao símbolo escolhido pra denominar o grupo, a dona de casa explica que tem relação com a sorte, a felicidade, o equilíbrio e a harmonia. “A joaninha representa a boa sorte e é uma mensageira do Divino. Por isso escolhemos esse nome”, compartilha.
Trabalho
De acordo com Tuane, o trabalho do grupo voluntário Joaninhas do Bem é ajudar as famílias que precisam. “Nós conseguimos arrecadar doação pelo Facebook enviando mensagens para amigos. Assim, criamos uma corrente do bem.” Ela observa que as pessoas compartilham as publicações entre os amigos e vizinhos, formando uma grande rede de solidariedade.
Quem precisa de ajuda pode entrar em contato com os voluntários por meio do Facebook Joaninhas do Bem. “Ajudamos muitas famílias no interior e na cidade de Mato leitão e de Venâncio Aires. Já fizemos doações em Lajeado também”, destaca Tuane. No início de março, o grupo fez a doação de uma grande quantidade de tinta guache para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, que serão usadas pelos alunos da instituição.
“Para mim e o Marco Aurélio, realizar esse projeto significa amor ao próximo, ajudar o outro sem desejar nada em troca. É um ato de compaixão e empatia sem deixar ser levado pelo orgulho. Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também”, ressalta. Além de Tuane e do marido, outras três pessoas ajudam com o trabalho voluntário.
Para o futuro, a ideia é ter uma sede própria para receber e distribuir as doações. “Hoje, contamos com a ajuda da nossa voluntária Roselaine Pinheiro, conhecida como Rose, onde deixamos as doações em Venâncio Aires. De lá, eu distribuo e até recebo algumas coisas, quando não conseguimos buscar”, comenta. O grupo recebe doações de roupas, alimentos, móveis, brinquedos e roupas de cama, principalmente cobertas, por causa da proximidade com o inverno.
“Eu e meu esposo decidimos fazer esse trabalho por que a gente viu, em outubro, no Dia das Crianças, aqueles sorrisos e a felicidade das crianças. Isso é muito emocionante. Então, decidimos que iríamos ajudar mais.”
TUANE SIQUEIRA DE SOUZA – Voluntária
Ação de Páscoa
Neste mês, o grupo Joaninhas do Bem está organizando uma ação especial de Páscoa.
O objetivo dos voluntários é arrecadar doces, balas, pirulitos, chocolates, salgadinhos e refrigerantes para montar pequenas cestas que serão entregues na casa das crianças.
“Mesmo na pandemia fazemos os kits para as crianças e levamos em cada casa, sem aglomeração e com todos os cuidados, usando máscaras e álcool gel”, explica Tuane.
Saiba mais
O contato para quem tem interesse em doar ou precisa de ajuda pode ser feito pelo Facebook Joaninhas do Bem, pelo telefone (51) 99751-2981 ou então no Instagram @joaninhasdobem1.