Com a chegada do mês de setembro, os municípios da região já se organizam com as programação para a comemoração do Dia da Independência do Brasil. Em Mato leitão uma programação já foi montada e será feita do dia 1º até o dia 6 de setembro. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Isabel Cristine Machry, o tema da Semana da Pátria no município será “Mato Leitão há 30 anos fazendo parte desta história”. A intenção é que cada escola trabalhe este tema que faz ligação com os 30 anos do município. Além dele, o tema nacional “Bicentenário da Independência” também deve ser trabalhado.
O destaque da programação, que foi pensada pela equipe da secretaria juntamente com a direção das escolas, será a Caminhada Cívica, no dia 3 de setembro, na rua Leopoldo Hinterholz, no Centro do município. O início será às 9h com saída em frente ao Restaurante Skina, seguindo até a praça Matriz Santa Inês, na esquina com a rua Cônego Pedro Henrique Vier. Devem participar deste momento autoridades, os alunos das quatro escolas do município (Emefs Ireno Bohn, Santo Antônio, Emei Vó Olga e Colégio Estadual Poncho Verde), entidades e demais representantes da comunidade. Após a caminhada um ato cívico será feito em frente à Igreja Matriz Santa Inês. Em caso de chuva a atividade cívica será transferida para o ginásio de esportes da Seubv.
Programação
- 1º setembro, às 9h, ato cívico na rua Ervino Kuhn, em frente a Emef Ireno Bohn com presença de autoridades e Emei Vó Olga. O fogo simbólico será trazido pelo Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires e escoltado pela Brigada Militar
- 2 de setembro, às 9h, hora cívica na Emei Vó Olga. Pela tarde, às 15h, o fogo simbólico segue até a Prefeitura
- 3 de setembro, às 9h, Caminhada Cívica na rua Leopoldo Hinterholz, no Centro de Mato Leitão
- 5 de setembro, às 9h, hora cívica no Colégio Estadual Poncho Verde
- 6 de setembro, às 9h, hora cívica na Emef Santo Antônio de Pádua. Pela tarde, às 14h, o fogo simbólico segue para o prédio da Câmara Municipal de Vereadores e, após sessão ordinária, será extinto em um ato solene.