Faleceu na manhã desta terça-feira, 19, aos 84 anos, Toshihiko Kubo, imigrante japonês que se mudou para Venâncio Aires no fim dos anos 1960. Ele ficou conhecido no município, especialmente por cultivar verduras e legumes na região do bairro Cruzeiro, nas décadas de 1970 e 1980.
Kubo faz parte da história gaúcha, já que em agosto de 1956, aos 18 anos, era um dos 23 jovens que desembarcaram diretamente no Porto de Rio Grande, no grupo de japoneses considerado pioneiro da imigração direta em solo gaúcho. A história dele foi contada pela Folha do Mate no dia 18 de junho, Dia da Imigração Japonesa no Brasil.
Toshihiko Kubo faleceu no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Ele estava com a saúde debilitada, já que no início de junho sofreu um acidente de trânsito e, devido aos ferimentos na coluna, chegou a ficar internado em Cachoeira do Sul. Conforme informações da filha, Iuki, ele será enterrado em Venâncio Aires.
Kubo era casado desde 1965 com Atsuko, 78 anos, e deixa ainda os filhos Rumi, Tsuyoshi e Iuki, além dos netos Kaori, Daigo e Harumi.