Para garantir uma renda extra, o vigilante e motorista Eloir Marth decidiu trabalhar com transporte urbano por aplicativo. No ano passado começou a atuar como motorista de aplicativo e, há cerca de um mês, se cadastrou no Garupa, nova ferramenta disponível em Venâncio Aires.
A rotina de estar sempre no trânsito é comum para ele, pois atua como ‘horista’ em uma empresa tabagista e quando está livre fica on-line para as corridas. “Já tinha ouvido falar em aplicativos para o transporte urbano, daí um conhecido me deu a ideia, porque estava com menos serviço, então pesquisei sobre e comecei há cerca de um ano neste ramo”, conta Marth.
Como o município conta com uma lei própria para essa modalidade, apenas um aplicativo, o Garupa, está regulamentado e aprovado. Foi neste que o motorista se cadastrou. “Vi uma propaganda nas redes sociais, pesquisei e gostei, porque diferente dos outros aplicativos, esse tem uma pessoa responsável aqui na cidade. Nunca conversei, nem por telefone com alguém dos outros, e no Garupa já vi o sócio operador duas vezes e trocamos ideias”, enfatiza. Ele também destaca que o Garupa tem outro diferencial, que é a sala comercial que deve ser oferecida nos municípios que ele circula. “É bom para ter um suporte ao motorista e cliente.”
Para Marth, essa tecnologia é uma tendência para o transporte, pois no início as pessoas mais jovens que eram cadastradas e pediam o serviço, mas agora, tem procura por todas as idades. “Venâncio tem movimento, mas se comparar com a região tem menos procura, mas percebo que aos poucos está crescendo”, expõe.
Além da renda, ele afirma que esse serviço oferece outras vantagens, como fazer o próprio horário, e conhecer pessoas. “Teve meses que esse trabalho foi minha renda principal, mas agora que voltei a ser vigilante uso a profissão de motorista para somar, mas já faço planos de quando me aposentar continuar com isso, porque eu gosto.”
Garupa
O Garupa foi criado em 2017, em Santa Maria e é usado em mais de 700 municípios do Brasil. Em Venâncio Aires, o eletrotécnico Marcelo dos Santos Souto decidiu disponibilizar o aplicativo há cerca de três meses, para inovar em um novo ramo.
Ele explica que cada município precisa ter, pelo menos, 50 mil habitantes para poder usar a ferramenta e ter um sócio operador para administrar os motoristas e divulgar o serviço. “Eu trabalhava em Santa Maria e usava muito o Garupa, porém pretendia trabalhar aqui, porque me tornei pai e queria curtir mais o momento, então decidi saber mais sobre o aplicativo e trouxe para Venâncio”, lembra.
Para atuar, de forma correta, é preciso que todos motoristas sigam a lei municipal. “Criaram uma lei que exige muitas coisas, como ter carro de no máximo oito anos, quatro portas e com ar-condicionado, além de exame toxicológico e um curso para os motoristas. É mais exigente que a nacional.” Souto se adequou às normas e já tem três motoristas. “Estou com mais dois que encaminharam o pedido para a Prefeitura, então, em questão de dias, terei cinco trabalhando”, anuncia.
Atualmente, o Garupa é o único aplicativo regulamento pela Prefeitura de Venâncio Aires. “Acredito que por essa questão, os motoristas vão migrar para o nosso aplicativo, porque assim não correm riscos de multas”, explica Souto, que não atua como motorista, somente cuida da administração, mas é habilitado para ser motorista, caso queira.
O empreendedor planeja crescimento dos serviços após a pandemia, pois acredita que a cidade tem grande potencial. “Estamos com um bom movimento e depois que as aulas retornarem acredito que será ainda melhor, porque as atividades no geral estão paradas.” Além disso, nos próximos meses o Garupa terá uma sala comercial. “É exigência do aplicativo ter um espaço físico e acho que isso é ótimo. Deste modo, se o passageiro esquecer algo no carro, ou precisar reclamar de um atendimento, tem onde ir e ser auxiliado”, conclui.
Saiba mais
- Em Venâncio Aires o Garupa opera carro na modalidade Clássico, atendimento normal, com carros que cumprem a lei municipal; Pet, que possuem transporte adequado para cachorros e; Kids, que tem a cadeira especial para crianças. Mas, ainda procura por motorista para outras categorias.
- O Garupa repassa 80% dos valores aos motoristas, sendo a taxa mais alta, comparando com outros aplicativos da modalidade.
- Para ser motorista do Garupa é necessário ter carro a partir do ano 2012, com quatro portas, ar-condicionado, habilitação Exerce Atividade Remunerada (EAR), fazer o exame toxicológico, ter seguro do carro que inclui o passageiro e passar pelo treinamento on-line de 28 horas, que aborda relações humanas, base de mecânica e elétrica de veículo, combate a incêndio e primeiros socorros.