Sinalização tem várias 'curvas' ao longo do trecho (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Sinalização tem várias 'curvas' ao longo do trecho (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Quem entrou ou saiu de Venâncio Aires nos últimos dias pelo principal acesso da cidade deve ter percebido alguns problemas na sinalização central da via. No trecho entre o Clube CTA até as proximidades do Parque do Chimarrão, as linhas contínua e pontilhada apresentam deformidades em vários pontos do Acesso Leopoldina.

Traçado torto segue até as proximidades do Parque do Chimarrão (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e do Departamento Municipal de Trânsito, o problema foi causado por uma desregulagem na máquina de sinalização viária. “Por causa da trepidação da máquina, o que é normal, a válvula do bico onde sai a tinta afrouxou. Mas isso já foi arrumado, tanto que a máquina está já sendo usada em outras ruas”, explicou o coordenador do Departamento de Trânsito, Jair Garcia.

Ainda conforme Garcia, será avaliada a melhor forma de corrigir as linhas tortas. “Vamos ver o que é o mais adequado, se é pintar de preto e depois repintar o amarelo, ou se primeiro precisa outra base. Mas será refeito. O importante é que não oferece risco aos usuários.”

Máquina

Jair Garcia afirmou que essa situação ainda não tinha acontecido e que o maquinário foi devidamente revisado em janeiro. A máquina de sinalização viária foi comprada em agosto de 2020 e desde então vem sendo usada pelo setor de pinturas do Departamento de Trânsito, com uma equipe específica que faz o trabalho.

No ano passado, a Prefeitura destacou que o item garantiria economia de tempo e de material. O investimento foi de R$ 253 mil e incluiu um carretão reboque, pistolas manuais e pinta pista de rodagem, faixa de segurança, quebra-molas e cordão.