Nesta semana, Passo do Sobrado está vacinando pessoas com 38 anos ou mais. A imunização contra a Covid-19 é realizada na Estratégia de Saúde da Família I. Com o bom andamento, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Celina Maria Fagundes da Rosa, avalia que até o fim do mês de agosto toda população terá recebido a primeira dose.
“Projetamos em agosto vacinar a população com mais de 18 anos, mas tudo depende da distribuição das vacinas para nosso município”, frisa. Entre os 30 e 39 anos, faixa etária que por idade vem em seguida na vacinação, são 686 pessoas no município.
A cobertura está sendo boa, conforme a secretária, pois cada agente de saúde fica responsável pela sua abrangência. “As pessoas, às vezes, se esquecem do tempo para a segunda dose, porém as agentes controlam tudo e lembram. Depois, agendam e elas já fazem. É tudo monitorado”, expõe Celina Maria.
Sobre a vacina de dose única, ela diz que Passo do Sobrado recebeu poucas e, infelizmente, a população está querendo escolher essa marca de vacina. “Antes não tínhamos nem vacina, agora o pessoal quer escolher. É lamentável. Todas as vacinas são boas e, assim como outras, podem dar reação, mas são boas e necessárias para saúde de todos”, destaca. No entanto, com mais marcas de vacina, ela acredita que será possível vacinar todos mais rápido.
“Não importa se é dose única ou não. A população tem que agradecer por termos vacinas e não ficar escolhendo. Todas as vacinas são eficazes.”
CELINA MARIA FAGUNDES DA ROSA
Vice-prefeita e secretária de Saúde de Passo do Sobrado
- As vacinas devem ser agendadas com as agentes de saúde. É necessário levar junto carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF.
Números de Passo do Sobrado
Dia – Casos
Quarta-feira, 7 789
Terça-feira, 6 788
Segunda-feira, 5 787
Sexta-feira, 2 784
Quinta-feira, 1º 782
Quarta-feira, 30 782