Elcida confeccionou cerca de 50 peças de crochê para serem doadas ao projeto. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)
Elcida confeccionou cerca de 50 peças de crochê para serem doadas ao projeto. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Para aquecer o inverno das famílias, a unidade do Sistema Social do Comércio (Sesc) Venâncio Aires lançou uma campanha solidária com o objetivo de ajudar quem mais precisa. A unidade está arrecadando peças de tecido, tricô e crochê, com medidas de 20 centímetros por 20 centímetros, para a confecção de cobertas. As doações podem ser realizadas na unidade do Sesc, na rua Jacob Becker, 1676, até o dia 31.

O projeto conhecido como Pedacinhos de Amor, foi criado pelo Grupo de Voluntariado da Maturidade Ativa do Sesc de Porto Alegre, e vem se expandindo por todo o estado.

De acordo com a auxiliar de cultura e lazer e facilitadora do Grupo de Maturidade Ativa do Sesc de Venâncio Aires, Deise Kern, os ‘quadradinhos’ serão encaminhados para a unidade do Sesc de Lajeado para serem transformados em cobertores por meio do Programa de Voluntariado.

O agasalho será distribuído às instituições cadastradas no Mesa Brasil ou famílias de vulnerabilidade social, identificadas pelo Sesc, em Venâncio Aires e região. “Vamos aguardar a confecção dos cobertores para saber a quantidade e como faremos a distribuição”, afirma Deise. A previsão é que as entidades beneficiadas sejam definidas até o mês de agosto.

Segundo ela, o projeto traz todo o protagonismo da Maturidade Ativa, que está sempre engajada nas ações sociais do Sesc. “Desta forma, os participantes se sentem ativos e ainda contribuem com as outras pessoas. A ação ocupa a mente e aquece o coração”, destaca Deise.

Para o próximo ano, o Sesc de Venâncio Aires pretende oferecer oficinas de tricô e crochê ao grupo de voluntárias. “Aquelas pessoas que não têm aptidão para trabalhos manuais podem fazer a doação de novelos de lã à unidade”, acrescenta.

“As peças que confecciono são todas coloridas e feitas com muito amor para serem transformadas em cobertores e agasalhar neste inverno.”

ELCIDA WIETZKE- Voluntária

O prazer em ajudar o próximo

Para a integrante do Sesc Maturidade Ativa Elcida Luzia Wietzke, 77 anos, produzir peças em crochê para ajudar outras pessoas é muito gratificante. “Gosto muito de fazer crochê e quando este trabalho é produzido em favor de outras pessoas, é melhor ainda”, destaca a aposentada da Paróquia São Sebastião Mártir, que começou como voluntária do Centro Promocional João XXIII.

Com a pandemia, Elcida passa a maior parte do tempo em casa, dedicada ao crochê. “Me organizo para fazer em torno de dois pedacinhos ao dia para render com o trabalho”, afirma a aposentada, que fará a doação de cerca de 50 ‘pedacinhos de amor’ à unidade do Sesc de Venâncio Aires.

Amor e dedicação também não faltam na casa da servidora pública aposentada Dileta Algayer, 63 anos. A integrante do Grupo Maturidade Ativa também está com o coração aquecido neste inverno, depois que se engajou no projeto do Sesc. Ela começou a fazer os itens de tricô no início do mês e, na quinta-feira, 15, foi ao Sesc fazer a entrega de 15 peças. “Todo o trabalho solidário me toca muito. Tem todo um olhar social por trás de tudo isso. Saber que o meu trabalho, lá na frente, vai contribuir com outras pessoas é muito gratificante”, afirma a voluntária, que pretende continuar fazendo as peças para as doações do próximo ano.

Dileta fez a entrega de 20 pedacinhos de tricô ao Sesc, na quinta-feira, 15. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate