Os três caminhões Mercedes Benz, que foram incorporados, na quinta-feira, 1º, à frota do Setor de Eletrificação da Prefeitura de Venâncio Aires, serão utilizados pelos servidores para modernização do sistema de iluminação pública da Capital Nacional do Chimarrão. A Administração já concluiu a primeira compra de lâmpadas de LED junto à empresa vencedora da licitação, que tem prazo de 90 dias para fazer a entrega.
Inicialmente, foram adquiridas 3.050 unidades, que serão suficientes para revitalizar quase 30% do total de 11 mil pontos de iluminação pública existentes na cidade e interior. O investimento para as luminárias se aproxima de R$ 2,2 milhões, recurso que estava disponível no fundo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A expectativa é de que a instalação das lâmpadas de LED seja iniciada no mês de setembro.
Junto com a primeira remessa de luminárias, explica o engenheiro eletricista Adriano Freitas, virão 160 postes para instalação nos dois caminhódromos de Venâncio Aires, nos acessos Leopoldina e Grão-Pará. As luminárias têm três potências – 60, 80 e 180 watts – e serão instaladas de acordo com a necessidade de claridade de cada ponto. Cada um dos três caminhões custou R$ 314 mil aos cofres da Prefeitura.
Servidor valorizado
“Isso mais parece um sonho”, disse o servidor do Setor de Eletrificação, Ildemar Kleinpaul, de 55 anos, ao ver os veículos pesados estacionados um ao lado do outro, no Parque do Chimarrão. Há 31 anos trabalhando na área, Passarinho, como é popularmente conhecido, comentou que jamais houve um investimento tão significativo no setor. “Além de facilitar o nosso trabalho, é uma valorização do servidor”, declarou.
O prefeito Jarbas da Rosa afirmou que os trâmites relacionados à modernização da iluminação estão andando com celeridade e as lâmpadas devem chegar ao município antes dos três meses de prazo que a empresa tem. Ele lembrou que algumas luminárias foram instaladas para testes, no Parque do Chimarrão, perto do Ginásio Poliesportivo, e que, à noite, a claridade é surpreendente. “Vamos ter o acesso à nossa cidade e a principal rua, que é a Osvaldo Aranha, com iluminação de respeito. Estou ansioso para ver pronto”, falou.
“A gente disse para o prefeito que, se nos fossem dadas as condições para realizar o trabalho, o faríamos com tranquilidade e agilidade. Ele atendeu os nossos pedidos e, agora, vamos mostrar o quanto foi importante valorizar o Setor de Eletrificação.”
ADRIANO FREITAS – Engenheiro eletricista
Fique por dentro
De acordo com o engenheiro eletricista Adriano Freitas, as lâmpadas de LED adquiridas contam com sistema de telegestão e são adaptadas para integração de circuito.
Muitos dos ‘braços’ das luminárias trocadas serão reaproveitados. Essa foi uma forma encontrada pela Administração para economizar com acessórios e garantir boa quantidade de lâmpadas.
As luminárias que forem retiradas, para instalação das lâmpadas de LED, passarão por seleção e ficarão disponíveis para manutenções necessárias em pontos que não forem contemplados neste primeiro momento.