Primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate do Rio Grande do Sul será nesta segunda-feira

-

Na segunda-feira, 24, ocorre a primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate do Rio Grande do Sul, em Ilópolis, cidade integrante do Polo Alto Taquari e maior produtora de erva-mate do estado, concentrando, também, trinta e seis indústrias de beneficiamento.

O evento, que ocorrerá anualmente e de forma itinerante entre os polos regionais, que inclui, ainda, Alto Uruguai, Missões/Celeiro, Nordeste Gaúcho e Região dos Vales, celebra a valorização de um segmento econômico muito importante e de cultura típica da pequena propriedade, símbolo da tradição gaúcha.

Sancionada em 2019 pelo governador Eduardo Leite e desde então integrando o Calendário Oficial de Estado, a Lei 81/2017, de autoria do deputado estadual Elton Weber e Vilmar Zanchin, do deputado federal Ronaldo Santini, atual secretário de Turismo do governo estadual e os ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei, a Festa da Colheita da Erva-Mate é uma parceria entre Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Estado (Fundomate) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que conta ainda com apoio da Prefeitura de Ilópolis, além de Emater/RS e outras sete entidades que atuam no setor ervateiro.

O presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, reforça que ”pela primeira vez se faz a abertura oficial da colheita da erva-mate. Como vem acontecendo há vários anos com outros setores do agronegócio, milho, trigo, soja. Com o objetivo de divulgar o nosso produto, o ouro verde, é que, mesmo em meio às limitações da pandemia, estamos muito bem bem representados pela cadeia produtiva. A erva-mate tem uma importância muito grande no cenário econômico, social, cultural, com a tradição do chimarrão, do tererê e também de inovação. A erva além da cuia, com todas as suas aplicações nos segmentos de alimentação, beleza .. e a sua importante contribuição para a conservação ambiental, dado que o erval é uma mata permanente, renovável”.

Da propriedade rural da Família Camilotti-Carlesso, ocorre a transmissão ao vivo a partir das 14h30min pelo Facebook da Prefeitura Municipal de Ilópolis.

A Festa da Colheita da Erva-Mate contará com a presença de público limitado, devido aos protocolos de enfrentamento à Covid-19. Entre eles, autoridades locais e estaduais, entidades e instituições e representantes das indústrias, dos produtores e sociedade civil, marcando, de forma simbólica, um momento de grande importância para toda a cadeia produtiva da erva-mate.

Às 17h, os convidados se dirigirão ao Parque do Ibama, onde acontece o lançamento da pedra fundamental do Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate (CVT Erva-Mate), marcando o início de sua execução, e que beneficiará toda a cadeia produtiva da erva-mate do Brasil.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido