A única experiência profissional de Volnei Fabiano Bartholdy, 47 anos, está ligada à Folha do Mate. Ele começou a trabalhar para a empresa com apenas 13 anos, quando fazia entregas de jornal de bicicleta. Depois de um tempo, auxiliava em diferentes atividades, no serviço de revelação de fotos e xerox, além da realização de cobranças.
Desde 2004, é supervisor de circulação e coordena a equipe de entregadores que percorre a cidade e o interior para levar os jornais até os assinantes. Por 10 anos – de 2008 a 2018 – ficou sem vínculo empregatício direto com a Folha do Mate, já que o serviço de entrega foi terceirizado por esse período, mas seguiu na mesma atividade. “É uma vida no mesmo local de trabalho. Conheci muitas pessoas, fiz amizades. Aprendi muito e sou feliz pelo que conquistei”, comenta.
Hoje, a rotina de trabalho de Volnei começa no dia anterior ao da entrega, quando organiza os roteiros e atualiza as planilhas com as listas de endereços que são levadas até os entregadores. Por volta da 1h30min da madrugada, chega até o local onde são feitos os encartes no jornal e colocados na embalagem. “É um trabalho que exige uma boa relação com o grupo, preciso lidar com imprevistos, mas gosto muito do que eu faço”, declara.
Volnei é casado com Ângela, com quem tem dois filhos: Leonardo, 15 anos, e Vinícius, 8. Nas horas vagas, gosta de estar com a família, fazer passeios e acompanhar os filhos nas atividades de futsal.
